III SEMANA DOS DIREITOS - “A INTERNET NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA E DO JOVEM.”

segunda-feira, 14 de abril de 2008


“Como Proteger Crianças e Jovens destes Riscos Online? É a grande questão que a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Faial vai trazer a lume de 17 a 19 de Abril, no Faial.
Os trabalhos decorrerão em vários espaços da nossa cidade, pretendendo, deste modo, abranger o maior número de pessoas.
Na quinta-feira, pelas 14h30, no Auditório da Escola Secundária Manuel Arriaga, haverá uma conferência pelo Dr. Tito Morais, Fundador do MiudosSegurosNa.Net, um projecto que ajuda Famílias, Escolas e Comunidades a promover a segurança online de crianças e jovens. (ver caixa)
Na sexta-feira, o Dr. Tito Morais estará no Ginásio da Escola Básica 1, 2 António José de Ávila.
As conferências são dirigidas a alunos, professores, técnicos, pais e encarregados de educação. As conferências são dirigidas a alunos, professores, técnicos, pais e encarregados de educação. As conferências são dirigidas a alunos, professores, técnicos, pais e encarregados de educação.
No sábado, dia 19 de Abril, pelas 09h30 na Sala de Plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores terá lugar a III Assembleia de Crianças, um plenário de crianças e jovens para intervenção e debate do tema da III Semana dos Direitos com sessão transmitida online pela ALRA.
Durante essa sessão haverá a apresentação da página na Internet da Escola Secundária pelo CAME e várias conferências, nomeadamente por José Junqueira, Professor de EVT da Escola Básica 1, 2 António José de Ávila e Sandra Costa, Engenheira Informática. Secretária-Geral da ALRAA. As Conclusões serão apresentadas por António Bulcão, Professor da Escola Secundária Manuel Arriaga.

Dr. Tito de Morais
Dr. Tito de Morais é o fundador de "MiudosSegurosNa.Net", um projecto que ajuda Famílias, Escolas e Comunidades a promover a utilização responsável e segura das novas tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens.
Editor da Única Newsletter Portuguesa Sobre a Segurança Online de Crianças e Jovens. Como fundador do projecto MiudosSegurosNa.Net, Tito de Morais é também responsável pelo respectivo site, um dos únicos sites portugueses exclusivamente dedicado à segurança de crianças e jovens online e pela edição da única newsletter portuguesa que se dedica em exclusivo a esta temática.
Autor da Única Coluna da Imprensa Portuguesa Sobre a Segurança Online de Crianças e Jovens. Tito de Morais é o autor da única coluna da imprensa portuguesa dedicada exclusivamente à temática da segurança de crianças e jovens online, publicada inicialmente no Info&Net, o suplemento de tecnologias de informação d'A Capital, e no Bits & Bytes, suplemento de informática, jogos e multimédia distribuído com o 24 Horas e Jornal de Notícias.
Colaborador Assíduo da Comunicação Social. Para além da sua colaboração com o Info&Net e com o Bits & Bytes, Tito de Morais já escreveu também sobre este tema para diversas outras publicações, e tem sido solicitado para comentários, artigos e entrevistas sobre esta temática e sobre a segurança informática em geral, por diversos portais informativos e órgãos de comunicação social.
Responsável de Marketing de Operador de Serviços Internet Focado na Segurança. Entre 1999 e 2003, Tito de Morais foi sucessivamente Marketing Coordinator, Marketing Communications Manager, Marketing Manager e Marketing Director da VIA NET.WORKS Portugal, a subsidiária portuguesa da VIA NET.WORKS, Inc., um fornecedor global, líder em soluções empresariais de comunicações, servindo mais de 200.000 clientes em 8 países da Europa e América. No âmbito destas funções foi responsável pelo lançamento em Portugal dos serviços de banda larga, dos serviços de gestão de segurança e dos serviços de alojamento dedicado desta multinacional.
Orador Regular em Eventos Sobre Segurança & Internet. No âmbito destas suas funções, Tito de Morais representou a empresa como orador em diversos seminários sobre Segurança & Tecnologias de Informação, tendo ainda colaborado pontualmente com órgãos de comunicação social prestando declarações e escrevendo artigos sobre o tema da segurança nas tecnologias de informação para publicações como a revista Redes (a principal publicação sobre redes informáticas em Portugal).
Pioneiro das Internet Start-Up's em Portugal. Tito de Morais desempenhou ainda funções como Web & Product Development Coordinator da Esoterica - Novas Tecnologias de Informação, S.A., o primeiro operador privado de serviços Internet a operar em Portugal e foi um dos fundadores da Ideia Visual - Comunicação e Design Interactivos, Lda. e da Prodigio – Produções Digitais Online, uma empresa posteriormente adquirida pelo Grupo Sonae. O percurso profissional de Tito de Morais inclui ainda 10 anos de experiência como Consultor de Comunicação, Gestor de Projectos de Comunicação e Designer de Comunicação.
É pai de dois rapazes, com 10 e 16 anos, e usa a Internet profissionalmente desde 1995.

Frases destaques
A segurança de crianças e adolescentes na Internet é hoje alvo da atenção de famílias, escolas e comunidades. Isto para não falar de governos (locais e centrais), empresas do sector das tecnologias de informação, órgãos de comunicação social, etc.

Perigos reais para crianças e jovens na utilização da Internet. De acordo com o relatório final de um programa piloto financiado pela Comissão Europeia em 1999, no âmbito do seu Plano de Acção Para a Utilização Segura da Internet, as preocupações com os perigos associados à utilização da Internet por crianças e jovens, são bem reais e podem ser agrupados em três categorias:

Conteúdos impróprios, legais ou ilegais, tais como a pornografia, infantil, violência, ódio, racismo e outros ideais extremistas, estão facilmente disponíveis a crianças e jovens através de uma grande variedade de dispositivos. Para além de poderem ser inadequados e prejudiciais a um desenvolvimento harmonioso, podem mesmo ofender os padrões e valores segundo os quais pretende educar os seus filhos ou educandos.

Contactos potenciais por parte de pessoas mal intencionadas, que usam o email, salas de chat, instant messaging, fóruns, grupos de discussão, jogos online e telemóveis para ganharem acesso fácil a crianças e jovens e que poderão desejar fazer-lhes mal e enganá-las, representam uma verdadeira ameaça.

Comércio - práticas comerciais e publicitárias não-éticas que, não distinguindo a informação da publicidade, podem enganar crianças e jovens, promover a recolha de informações que violam a sua privacidade e promover a venda directa a crianças, atraindo-as a fazerem compras não autorizadas.


Copyright - a violação dos direitos de autor, resultante da cópia, partilha, adulteração ou pirataria de conteúdos protegidos pela lei, tais como programas de computador, textos, imagens, ficheiros de áudio e/ou vídeo, para fins particulares, comerciais ou de plágio em trabalhos escolares ou outros, pode resultar em graves problemas de natureza jurídica e até financeira.


2 comentários:

ANTONIO SARAMAGO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ANTONIO SARAMAGO disse...

Linda a paisagem, levas-me para aí?