Desertificação do centro urbano preocupa PSD

quarta-feira, 16 de abril de 2008

No cumprimento do plano de acção “Mais perto dos Faialenses” a Comissão Política da Ilha do Faial do PSD visitou na passada semana a Freguesia da Matriz.
Para além de visitar alguns locais da Freguesia, o PSD reuniu com a Junta de Freguesia e com as Direcções da Casa de Infância de Santo António, Grémio Literário Artista Faialense e Associação Faialense de Bombeiros Voluntários.
Na sequência desta visita os sociais-democratas manifestaram a sua preocupação face à desertificação do Centro Urbano da freguesia. Em comunicado enviado à nossa redacção o PSD frisa que “o fenómeno de desertificação do centro urbano é mais notório e, associado a este, regista-se alguma degradação do património edificado, fruto do abandono de muitas habitações” e alerta para que sejam criadas “políticas adequadas de reabilitação urbana e incentivos que ajudem a atrair as pessoas, sobretudo os jovens para se fixarem no centro urbano.”
Outro dos aspectos focados no final da visita prende-se com a Frente Mar da Cidade, que os laranjas dizem estar subaproveitada. “A requalificação da Avenida Marginal com a criação de espaços para actividades empresariais e de espaços verdes e de lazer é uma obra de fundamental importância para a dinamização económica da cidade e da Ilha e que há muito é necessária. Espera-se que na sequência do prometido reordenamento do porto da Horta, tal requalificação seja realizada em parceria entre o Governo Regional e a Câmara Municipal. Lamenta-se, neste domínio, a absoluta inacção da Câmara, que nada faz à espera do governo. Hoje é com tristeza que observamos que espaços nobres da nossa avenida estão transformados em parques de estacionamento desordenados.”
Analisada foi ainda a situação do trânsito e estacionamento, bem como a necessidade de um rigoroso planeamento do saneamento básico. Melhores condições em termos de acessibilidades, de transportes públicos e de zonas de lazer; construção de uma zona de lazer e circuito de manutenção são outras das preocupações democratas.
“É com tristeza que constatamos o estado de degradação das Igrejas do Carmo e de S. Francisco. A recuperação deste valioso património passa obrigatoriamente por uma parceria dos seus proprietários com o Governo Regional. Uma Autarquia verdadeiramente líder já se deveria ter empenhado nesta situação e teria evitado que o Largo fronteiro à igreja do Carmo, um excelente miradouro natural da nossa cidade muito visitado por turistas, atingisse o ar de abandono e degradação que atingiu” – frisam.
“O Largo do Relógio é outro local esquecido e subaproveitado. Com o crescimento habitacional daquela zona da cidade é um local que deve ser aproveitado no contexto de um intervenção planeada e estruturada para aquele local. É também urgente uma intervenção ao nível dos muros daquele local pois apresentam evidente perigosidade desde o sismo de 1998”.
A Sede da Junta de Freguesia da Matriz, a Associação Faialense de Bombeiros Voluntários, a Casa de Infância de Santo António e o Grémio Literário Artista Faialense foram outros dos locais visitados por esta comissão do Partido Social Democrata.

0 comentários: