Convenção "Vida Nova" - Costa Neves anuncia planos de desenvolvimento integrado para todas as ilhas

quarta-feira, 23 de abril de 2008

O Partido Social-Democrata promoveu no passado sábado, no Hotel do Canal, a primeira Convenção Vida Nova.
O Faial foi a primeira ilha a receber uma série de convenções que têm como principal objectivo reflectir os problemas dos açorianos.
O líder do PSD/Açores assegurou que um governo social-democrata vai criar planos de desenvolvimento integrado para cada uma das ilhas da Região, como forma de combater a desertificação.
"Ilha a ilha, com os parceiros sociais, entidades públicas e privadas, e o poder local vamos preparar e executar planos de desenvolvimento integrado. Isto é, tudo o que pode ser definido por ilha, será definido por ilha", afirmou Costa Neves, na sessão de encerramento da convenção "Vida Nova" do Faial.
O líder social-democrata adiantou que os planos de desenvolvimento integrado devem ser definidos e geridos por um gabinete técnico, dirigido por um técnico "de reconhecida competência, independentemente das suas opções político-partidárias" e composto por "técnicos que conheçam a realidade da ilha".
Para o presidente do PSD/Açores, só com "políticas concretas" para cada uma das ilhas é possível desenvolver as suas potencialidades e "combater um grave problema da Região, a desertificação".
O líder social-democrata considerou que é preciso definir a "vocação" de cada ilha, embora "não baste dizer que é o turismo ou a agricultura".
"É preciso dizer que tipo de agricultura e turismo se pretendem, porque a agricultura no Faial, por exemplo, não é igual à agricultura do Pico".
Costa Neves anunciou, ainda, como prioridades de um governo social-democrata a criação de mais emprego e formação profissional para os jovens e uma melhor interligação entre transportes aéreos e marítimos.
De acordo com o presidente do PSD/Açores, tratam-se de políticas integradas para levar a cabo assentes em princípios como a "família", um valor que, na sua opinião, não faz parte do discurso do PS.

0 comentários: