Adeliaçor prepara candidatura ao PRORURAL

quarta-feira, 16 de abril de 2008

A ADELIAÇOR – Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores, cuja Zona de Intervenção abrange as ilhas de São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, encontra-se a preparar a sua candidatura à gestão dos Eixos 3 e 4 (Abordagem LEADER) do PRORURAL.
Com o intuito de elaborar um diagnóstico, realizou-se no passado dia 16 de Abril, nos Flamengos, uma Assembleia de Ilha, em cada parcela do seu território, ao abrigo do projecto denominado “Serões de Desenvolvimento”.
Este projecto visa sobretudo dar a palavra a todos os actores do desenvolvimento local – empresas, instituições públicas e privadas, população em geral – e reunir os respectivos contributos que irão determinar a definição do Plano de Desenvolvimento Local, indo efectivamente ao encontro das aspirações e expectativas das pessoas.
Esta assembleia contou com a presença de Miguel Bezerra (Engenheiro Zootécnico), Tomás Dentinho (Universidade dos Açores), Celso Lopes (Animador de Desenvolvimento Local) e Presidente da Direcção da ADELIAÇOR, Orlando Lourenço da Rosa. Os objectivos desta assembleia foram, sobretudo: promover a reflexão sobre cada uma das ilhas, identificando potencialidades, oportunidades, fraquezas e estrangulamentos; proporcionar a troca de ideias sobre o desenvolvimento de cada ilha; enumerar os motores de desenvolvimento de cada ilha; analisar a importância da complementaridade das ilhas, nos diferentes sectores de actividade económica e na dinâmica social e cultural; equacionar as formas de participação das populações no processo de desenvolvimento e identificar áreas de investimento privado.

0 comentários: