Director do DOP fala sobre ecossistemas de profundidade em Bruxelas

sexta-feira, 7 de março de 2008

O Deputado Europeu Duarte Freitas, Relator do Parlamento Europeu para o dossier relativo à preservação dos ecossistemas de profundidade vulneráveis, promoveu na passada semana, em Bruxelas, uma audição para discussão de alguns assuntos relacionados com este tema.
A proposta de Regulamento, de que Duarte Freitas é Relator constitui uma das prioridades da Presidência Eslovena do Conselho no domínio das pescas, pretende garantir a preservação ecológica dos ambientes de profundidade em zonas de alto mar.
Duarte Freitas considera que, "os Açores, através do Know-how resultante do profícuo trabalho de investigação levado a cabo na nossa Universidade, prestaram mais um importante contributo no âmbito europeu, desta feita ao nível da preservação dos Oceanos. A presença do Doutor Ricardo Serrão Santos, director do DOP e meu convidado para a audição que hoje promovi, foi muito importante para o esclarecimento de algumas questões. O seu contributo científico, certamente ajudará na tomada de uma decisão política mais consciente."
"A realidade dos mares dos Açores, a sua valia e fragilidade ambiental e a qualidade da investigação desenvolvida pelo Departamento de Oceanografia e Pescas colocam a nossa Região em lugar de destaque no que toca às propostas para proteger o oceano profundo. Por outro lado, sempre que se argumenta com razões ambientais estamos a promover, directa e indirectamente, a defesa os nossos recursos haliêuticos" - frisa o eurodeputado.
Ricardo Serrão Santos, Director do DOP, desenvolveu uma exposição relacionada com as ameaças no alto mar e mar profundo e realçou "a relevância das preocupações sobre a sustentabilidade dos ecossistemas oceânicos na recente estratégia marítima europeia, que a UE pretende operacionalizar através da proposta de Regulamento em discussão"

0 comentários: