PSD visitou DOP- DOP pode ser "centro de referência mundial"

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O líder do PSD/Açores considerou "fundamental" que a Região e o Estado apoiem o Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, no sentido de fazer da instituição o "centro de referência mundial" na área da investigação marinha.
"É fundamental que as entidades públicas da Região e do país ajudem a transformar o DOP no centro de referência mundial que ele pode ser. Nesta área temos de ser especialmente ambiciosos para poder estar na linha da frente. Vamos fazer por isso", afirmou Costa Neves, em declarações aos jornalistas, no final de uma visita às instalações daquele departamento da Universidade, na Horta.
Para o líder social-democrata, ao "trabalho notável que tem sido feito no terreno deve corresponder uma atenção" por parte dos governos regional e da República.
O presidente do PSD/Açores salientou que é necessário "proporcionar condições" ao DOP e deu como exemplo a resolução da crise financeira que a Universidade dos Açores atravessa.
"Resolvendo o problema de financiamento da Universidade também se resolve o problema no DOP, permitindo o reforço das suas capacidades", sublinhou.
Nesse sentido, Costa Neves recordou que o PSD/Açores vai apresentar uma iniciativa legislativa com o objectivo de assegurar uma majoração de 30 por cento na fórmula de financiamento da Universidade dos Açores, como compensação pelos custos da tripolaridade.

0 comentários: