JSD/Açores acusa - Estagiar L promove “emprego precário”

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A Juventude Social-Democrata dos Açores manifesta-se indignada com a alteração do tempo de duração do programa Estagiar-L, que passou recentemente de seis meses para dois anos, exceptuando-se as ilhas de São Miguel e Terceira, bem como com o facto de ter "deixado de haver" um limite máximo de 6 estagiários por empresa. A JSD/A salienta quem se por um lado, este programa garante aos recém-licenciados uma "experiência profissional que os prepara para o mercado de trabalho", "por outro lado levam a uma situação precária de emprego, pois "o Estagiar-L tem uma remuneração baixa, não efectuando descontos nem a contagem de tempo de serviço".
A JSD/A considera ainda como agravante desta situação o facto de as empresas poderem "usar e abusar" de mão-de-obra "barata e altamente especializada", pois poderão ter "vários jovens naquela situação", fazendo depois a referida "reciclagem" dos mesmos, ao final dos dois anos previstos.
Os jovens social-democratas consideram assim estas medidas como “avulsas e insuficientes”, reforçando que os jovens da região merecem "mais e melhor"condenando acessamente o facto deste sistema permitir uma "exploração dos jovens açorianos que trabalhem como outro qualquer empregado para, passados dois anos, serem afastados, continuando assim a não ter perspectivas de futuro”.
Recorde-se que a fase mais recente do programa ESTAGIAR arrancou no dia 2 de Janeiro, com 279 estagiários colocados. O programa abrange cerca de 747 jovens açorianos.

1 comentários:

Anônimo disse...

Isto realmente tem um bocado que se lhe diga. Por um lado muito obrigado ao nosso Governo por me ter dado a possibilidade de ter um emprego onde eu mais queria, pois o futuro avizinhava-se negro por estas bandas, por outro lado isto tem umas perguntas sem resposta que me deixam intrigado. Férias? Descontos para Segurança Social? Contagem de horas de serviço?... São perguntas complicadas que vejo sem resposta... Tudo fazia sentido num plano a 6 meses, mas aumentando para 2 anos acho que há coisas que tem que ser mudadas.