Duarte Freitas reuniu com o DOP

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O Deputado Europeu Duarte Freitas, recentemente nomeado Relator do Parlamento Europeu para a proposta de Regulamento do Conselho com vista à protecção dos ecossistemas marinhos vulneráveis do alto mar, que dá execução às recomendações formuladas na Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução 61/105 de 8 de Dezembro de 2006) relativas a medidas destinadas a eliminar as técnicas de pesca destrutivas que ameaçam os ambientes de alto mar, reuniu na passada semana com responsáveis do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.
Este encontro com Ricardo Serrão Santos, Director do DOP, teve por objectivo recolher opiniões especializadas na questão da preservação dos ecossistemas de profundidade.
Em cima da mesa estiveram questões relacionadas com a preservação de ecossistemas marinhos de profundidade, nomeadamente montes submarinos, corais de profundidade e as fontes hidrotermais.
Duarte Freitas pretendeu saber em que medida a pesca nestas zonas coloca em risco estes ecossistemas que considera de extrema importância para a humanidade, aproveitando o trabalho de excelente qualidade que tem vindo a ser desenvolvido pelo DOP, reconhecido internacionalmente.
A União Europeia levará a cabo nos próximos meses um amplo debate sobre esta matéria devendo Duarte Freitas liderar o processo ao nível do Parlamento Europeu.

0 comentários: