Convívio de Natal da Academia do Bacalhau do Faial

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008


A Academia do Bacalhau do Faial promoveu no passado dia 21 de Dezembro p.p., uma confraternização de natal, na sede do Angústias Atlético Clube.
Este convívio foi composto por jantar, animação alusiva à quadra, sobretudo para as crianças, prendas, sorteios e surpresas diversas.
Este evento ultrapassou uma centena e meia de participantes, entre compadres, alguns acompanhados de esposas e/ou filhos e as famílias convidadas.
A ementa foi confeccionada pelo Vitor dos Leitões e além do Bacalhau tinha a matança de porco.
“Achamos que era importante a Academia ser o mais abrangente possível, em termos da Comunidade em que se encontra inserida, e desta forma idealizámos um convívio de Natal que julgamos até ser inédito. Fizemos os convites através das juntas de freguesia, pois dessa forma torna-se mais fácil abranger as pessoas mais carenciadas, pois são os membros das juntas de freguesia que conhecem melhor a realidade de cada freguesia em si” – explica Jorge Terra, presidente desta associação.
Fizeram-se representar todas as freguesias da ilha do Faial com excepção da Praia do Almoxarife que não compareceu. Tiveram presentes além de famílias, com crianças, também vários idosos.
Este projecto iniciou-se no Natal anterior, com uma festa idêntica realizada no Polivalente da freguesia dos Flamengos e “a finalidade de um evento desta natureza deve-se primordialmente à importância, quer social, quer mesmo tradicional que tem a Quadra Natalícia e que de certa forma abrange os objectivos das Academias em mais do que uma das suas vertente” – sublinha o presidente.
Instado a pronunciar-se sobre projectos e ideias para o futuro, Jorge Terra diz ao Tribuna das Ilhas, que “existem muitos, mas como entrámos agora no último ano deste mandato, e como alguns dos membros da Direcção já assumem cargos por diversos mandatos, inclusive alguns desde a sua fundação, entendemos que o projecto mais importante é a estabilização, credibilização e aceitação pela comunidade em geral da importância do papel que esta instituição tem e pode desempenhar á semelhança das suas congéneres espalhadas pelo mundo fora. Uma instituição quando surge e até que seja devidamente conhecida leva a que por vezes as pessoas se interroguem quais os seus princípios e o que pretendem, e durante este tempo de uma forma gradual temos feito os possíveis para transmitir uma imagem real desta Associação. Em termos do movimento das Academias do Bacalhau para nós é muito gratificante vermos ser reconhecido, pelas outras Academias a importância que tem tido esse nosso esforço e dedicação.”

0 comentários: