Resgate leiteiro para promover “acentuada reestruturação” do sector

sexta-feira, 16 de novembro de 2007


Realizou-se na freguesia dos Cedros no passado dia 8 de Novembro, o Conselho Regional de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
O secretário regional da Agricultura e Florestas anunciou que o Governo dos Açores aposta no próximo resgate leiteiro para promover uma “acentuada reestruturação” do sector nas ilhas.
Falando à margem da reunião do Conselho Regional de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Noé Rodrigues disse que essa reestruturação é essencial para trazer às explorações “uma dimensão que lhes permita ser mais competitivas”.
A implementação dessa reestruturação possibilitará, ainda, que o Governo possa ser mais racional no investimento que traz ao sector, adiantou o governante.
Para Noé Rodrigues, “o paradigma que hoje se coloca ao sector leiteiro é o do seu reajustamento à evolução que se verifica no mercado”, sendo certo que “precisamos de ter as nossas explorações melhor redimensionadas e mais competitivas”.
Segundo referiu, o Governo dos Açores continua a acreditar que, mesmo num eventual cenário do desmantelamento do regime de quotas, a Região continuará a “ter vantagens comparativas na cadeia de valor do leite”.
O resgate leiteiro é um “empurrão” para que tudo isso se possa concretizar de uma forma mais rápida, disse Noé Rodrigues, adiantando que tal permitirá, também, retirar da fileira do leite as explorações que não têm grandes condições para produzir com rentabilidade, “permitindo que esses agricultores possam sair dessa actividade de forma digna e socialmente aceitável”.
O secretário regional da Agricultura e Florestas adiantou, igualmente, que no âmbito da Política Agrícola Comum, é pretensão da Região ver reforçada a quota leiteira regional e que na distribuição efectiva da quota pelos produtores sejam incluídas as 23 mil toneladas que os Açores ainda têm por conta do auto-consumo.
Pretendemos também uma “maior transparência do envelope de apoio ao prémio aos produtos lácteos no POSEI., por achamos que assim melhoramos a base jurídica de atribuição desse prémio”, avançou também o governante.
Quanto ao Programa PRORURAL, Noé Rodrigues disse ter expectativas que o mesmo venha a ter nos Açores “uma óptima execução”, a exemplo do que já sucedeu no anterior Quadro Comunitário de Apoio, “onde esgotamos a totalidade das verbas que foram alocadas à Região”.

0 comentários: