“Mar interior” – o novo álbum de Fernando Goulart

quinta-feira, 29 de novembro de 2007


“Na solidão comprazida do seu estúdio à Cônsul Dabney, Fernando Goulart entrega-se à música sem horário fixo e em permanente desassossego criativo. Homem de agudíssima sensibilidade, músico de exigência e do bom gosto, trabalha, de forma quase monástica, a gravação, a pós produção, a mistura e a masterização e, deste modo, vai acrescentando ao nosso pequeno mercado discográfico produtos de inegável qualidade” – Victor Rui Dores.
Fernando Goulart apresenta hoje, no Bar do Teatro, o seu primeiro álbum de instrumentais, intitulado de “Mar Interior”.
Nascido a 29 de Janeiro de 1954, na Calheta do Nesquim, na ilha do Pico, herdou de seu pai o talento musical e da mãe a sensibilidade artística.
Fez a sua iniciação musical no seio da Filarmónica Lira Fraternal Calhetense, tendo integrado também vários agrupamentos de baile. Corria o ano de 1980 quando começou a compor e a escrever letras, altura em que a sua canção “Horizonte de Mar” foi seleccionada a integrar o LP de antologia musical “Na Rota das Ilhas II”.
Foi um dos responsáveis pela Rádio Canal, a primeira rádio local na Ilha do Faial. Com os amigos Luís Neves, José Mário Lopes, João Luís Andrade e Luís Fraga forma o grupo Fernando Goulart e Amigos.
Já produziu mais de 30 projectos discográficos, e, de acordo ainda com o texto da capa escrito por Victor Rui Dores, “é com todos este percurso de vida e de música que Fernando Goulart chega ao ano de 2007 com este projecto discográfico sui generis e sem precedentes entre nós. Mar Interior é uma viagem musical íntima e intimista, através da qual se exprimem sentimentos, emoções e afectos e estados de alma. Entre a ilha e a viagem, o compositor navega sonhos e memórias porque sabe que só o sonho dá sentido à vida. O fio condutor destas manobras orquestrais é sempre viagem interior. Há aqui um imaginário, uma vibração, uma memória telúrica e uma capacidade evocativa que me agradam sobremaneira. E o resultado aí está: sonorizações impressionistas, atmosferas visuais, melodias autênticas, harmonias cavas e profundas, ritmos de marés e do bater do coração, toada intemporal e universal, ou seja, música de todos os tempos e de todos os lugares” – remata.
Tribuna das Ilhas conversou com o autor que nos referiu que “este álbum é fruto de uma ideia que já vinha sendo amadurecida há muito tempo. Tenho uma série de escritos que tinha pensado pôr em CD, as circunstâncias alteraram-se e acabei por fazer um CD de instrumentais.”
Instado a pronunciar-se sobre o significado que este CD assume, Fernando Goulart diz à nossa reportagem que “é a necessidade de dizer coisas, falar de sentimentos, de estados de alma, sem palavras…é um CD para quem o souber ouvir, não é uma descoberta imediata.””’Mar Interior’ porque no fundo todos temos um oceano lá dentro que não é fácil de descobrir, e eu parti à descoberta desse mar… que às vezes é calmo, outras vezes revolto e tempestuoso. Tem de tudo um pouco...”
Vão ser editados 500 CDS e “tenho escritos desde há cerca de 20 anos que numa fase posterior poderão eventualmente vir a ser editados”.

0 comentários: