Junta da Feteira cria Dia da Freguesia

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

A Junta de Freguesia da Feteira, presidida pelo social-democrata Eduardo Pereira já tem instituído o Dia da Freguesia, que será celebrado pela primeira vez em 2008.
A data escolhida foi a segunda-feira anterior ao domingo da festa de Nossa Senhora de Lourdes, que ocorre no último fim-de-semana de Agosto.
De acordo com um comunicado enviado à nossa redacção, a proposta foi aprovada por unanimidade na reunião da Assembleia de Freguesia, realizada no dia 28 de Setembro último.
O Dia da Feteira foi escolhido com base na heráldica, que representa o que de mais importante há na Freguesia: Nossa Senhora de Lourdes, padroeira, e o orago, dedicado ao Divino Espírito Santo. Atendendo a esse facto, esta data teria de estar relacionada com os dois, pelo que a melhor é sem dúvida a segunda-feira anterior ao domingo da festa da Senhora de Lourdes, já que no domingo precedente ocorre a festividade do último império da freguesia e no domingo seguinte realiza-se a solenidade da padroeira.
Registe-se que a Feteira tem sete impérios dedicados ao Espírito Santo, o que significa que o orago é invocado outras tantas vezes por ano nesta localidade.
Este é um Dia que a Junta considera de suma importância na medida em que permite falar sobre a Feteira em todas as suas vertentes, elevando o nome da freguesia. Além disso, constituirá um momento único para homenagear pessoas ou instituições que se tenham distinguido pelo seu percurso e/ou engrandecimento desta localidade.
O Dia da Freguesia é, também, uma oportunidade para a população local se unir à volta dos problemas e anseios da sua localidade, participando activamente nas actividades a realizar.
O facto de se realizar no Verão permite que muitos dos nossos emigrantes se possam associar às comemorações, contribuindo para o brilhantismo de uma festa que é dos feteirenses e para os feteirenses.


0 comentários: