DUQUE DE ÁVILA E BOLAMA HOMENAGEADO

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

A Academia das Ciências de Lisboa promoveu, no passado dia 5 de Novembro, uma sessão solene comemorativa do II centenário do nascimento do Duque de Ávila e Bolama, faialense que se notabilizou pelo exercício de cargos públicos e políticos no século XIX.
O Presidente da Câmara Municipal da Horta não pode estar presente em Lisboa, todavia, fez chegar, junto do Presidente da Academia, a sua satisfação pela realização da referida sessão, que engrandece, ainda mais as comemorações que tiveram início a 8 de Março, na ilha do Faial.
A sessão promovida pela Academia contou com a presença do Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, sendo oradores o professor José Miguel Sardica, que versou “Os usos da Diplomacia. O Duque de Ávila e Bolama na Europa Cultural e Política do Século XIX”, José Luís Cardoso, que recordou “O contributo de António José de Ávila nos domínios da Estatística e das Finanças” e o jornalista António Valdemar, que versou a sua intervenção sobre “A presença de António José de Ávila na Academia de Ciências”.

Para além das comemorações que tiveram lugar este ano na cidade da Horta, teve ainda lugar, também em Março, na Casa dos Açores de Lisboa, uma sessão, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Horta. Na altura, José Miguel Sardica proferiu uma conferência, precedida do descerramento de um quadro do Duque de Ávila e Bolama, oferta do Município da Horta àquela instituição.
António José de Ávila, conde, marquês e Duque, foi um ilustre faialense que se destacou como Conselheiro de Estado Efectivo, Ministro de Estado, Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário ás cortes de Paris e Madrid e Par do Reino. Acumulou inúmeros cargos, sendo que, no âmbito da Academia de Ciências de Lisboa foi seu vice-presidente e presidente.
A Academia de Ciências de Lisboa é uma instituição portuguesa científica, de utilidade pública, cujo objectivo principal é o incentivo à investigação científica e à divulgação da cultura portuguesa.

0 comentários: