114º Aniversário da CCIH - Casa das Casimiras, Barão Palace e CALF homenageados em dia de festa

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

A Câmara do Comércio e Industria da Horta - Associação dos Comerciantes, Industriais, Importadores e Exportadores, das Ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo, fundada em 9 de Novembro de 1893, celebrou, na passada semana, o seu 114º Aniversário.
Ao longo dos seus 114 anos de existência esta estrutura associativa tem pautado a sua acção pela defesa empenhada e intransigente dos legítimos interesses dos empresários das ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo.
Na cerimónia comemorativa foram homenageadas as empresas: Casa das Casimiras, Barão Palace e Cooperativa de Lacticínios da Ilha do Faial, pelo trabalho desenvolvido em prol da economia da Ilha do Faial.
Nos últimos anos, de acordo com nota informativa distribuída à comunicação social, a actual Direcção tem desenvolvido um grande esforço na dinamização do espírito associativo e na criação de estruturas que aproximem a centenária instituição dos seus associados, o que se revela, por exemplo, pela abertura do Núcleo Empresarial das Ilhas das Flores e Corvo, na Vila de Santa Cruz, e brevemente do Núcleo Empresarial do Pico, na Vila da Madalena.
Por outro lado, dispõe de Gabinetes Técnicos nas áreas da Segurança e Qualidade Alimentar, de Análise de Projectos, de Feiras e Eventos, de Apoio Jurídico, e em preparação o de Medicina no Trabalho.
Tem, ainda, em funções as Mesas Sectoriais do Turismo, da Construção Civil, do Comércio e da Panificação.
Uma das actuais preocupações do executivo desta Câmara do Comércio é a acentuada degradação do edifício da sua sede social, estando a Direcção a desenvolver esforços para a reabilitação do referido imóvel.
As comemorações deste 114.º aniversário iniciaram-se com a Participação na Missão Empresarial dos Açores à ExpoGalaecia. No dia 7 realizou-se uma conferência intitulada “Investigação e Inovação: Um Rumo para o Desenvolvimento dos Açores”, pelo Prof. Doutor Emídio Gomes, no Hotel Caravelas na Madalena do Pico. No dia 8 houve Reunião da Mesa do Turismo e a Conferência “Investigação e Inovação: Um Rumo para o Desenvolvimento dos Açores”, pelo Prof. Doutor Emídio Gomes, no Hotel do Canal na Cidade da Horta.
No dia 9 de Novembro, na Escola Profissional do Pico, decorreu uma sessão de informação sobre Impermeabilização e Colagens em obras de construção civil, pelo Eng. Victor Lopes e Eng. Nelson Moreira. Esta sessão realizou-se na Horta no dia 10.
A 12 de Novembro a Direcção da CCIH reuniu com a Mesa do Comércio e no dia 17 haverá um Encontro das Mesas do Turismo do Triângulo, no Salão Nobre da Câmara do Comércio e Indústria da Horta.
Importa referir que de 19 a 23 de Novembro decorrerá Formação Profissional para activos, no Faial e Pico.

Empresas açorianas devem apostar na qualificação dos seus produtos e serviços

O secretário regional da Agricultura e Florestas alertou, na ocasião, para a necessidade dos empresários açorianos continuarem a apostar na inovação, no desenvolvimento tecnológico, na formação e qualificação dos seus recursos humanos de modo a reforçarem a oferta de serviços e bens de qualidade.
Noé Rodrigues, que falava em representação do presidente do Governo no jantar comemorativo dos 114 anos da Câmara do Comércio e Indústria da Horta, sublinhou que o Executivo "tem vindo a disponibilizar um conjunto de estímulos destinados ao reforço do tecido empresarial açoriano e à sua capacidade de preservar os Açores como Região de qualidade, laboriosa e produtiva”, adoptando, nomeadamente, uma política de incentivos ao investimento específica que tem sido definida e partilhada com os diversos agentes económicos e sociais.
O governante destacou, a este propósito, a recente aprovação de novos sistemas de incentivos aos empresários regionais, orientados por um novo paradigma de certificação da qualidade e da inovação.
Para Noé Rodrigues, é de central importância que as empresas regionais sejam reconhecidas pela sua singular qualidade, quer dos recursos humanos e dos serviços que prestam, quer dos produtos que oferecem ou comercializam, quer, ainda, dos seus comportamentos e metodologias organizacionais.
“Só assim se consegue vencer os crescentes níveis de competitividade, só assim se conseguem ganhar os desafios do futuro”, sublinhou.
Com as organizações empresariais e com os empresários, bem como com todos os parceiros sociais, o Governo tem sabido conceber e promover um enquadramento favorável ao desenvolvimento dos vários sectores de actividade económica, da produção, da transformação industrial, do comércio, do turismo, dos serviços e da construção, abrindo à iniciativa privada novos sectores de actividade e criando novas oportunidades, considerou.
Segundo o secretário regional da Agricultura e Florestas “a participação das organizações representativas na definição e execução dos nossos desígnios assume-se, também, de fulcral importância para a mobilização dos agentes económicos, para a sensibilização e formação dos empresários regionais e para criar a dinâmica empreendedora com que se vencem os sucessivos desafios.
Noé Rodrigues garantiu, ainda, que Governo está e estará sempre disponível para, em conjunto com os empresários, “aperfeiçoar as acções e medidas de apoio, executar objectivos e aproveitar as sinergias que as parcerias potenciam, a fim de ganharmos o desenvolvimento e o progresso económico que todos desejamos para os Açores”.

0 comentários: