Serviços da Coudelaria do Faial - Conferência sobre “Criação de Cavalos Lusitanos”

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Realizou-se na passada segunda-feira uma conferência sobre a criação de cavalos lusitanos.
Numa organização dos Serviços de Coudelaria da Ilha do Faial, esta conferência teve um programa diferente do habitual, começando pelas 11h30 com uma visita à Coudelaria do Faial.
Pelas 21h00 procedeu-se à assinatura do protocolo de cooperação entre a Coudelaria do Faial e a Associação de Agricultores da Ilha do Faial. Depois disso, António Ávila, presidente da AAIF, manifestou-se sobre o interesse do mesmo.
João Fernando Castro, presidente da Câmara Municipal da Horta, interveio também nesta sessão, com “O investimento local na criação e desenvolvimento da actividade equina”.
O secretário regional da Agricultura e Florestas assegurou, na abertura da conferência, que os serviços prestados pela Coudelaria do Faial vão ser “extensivos a todos os produtores” da ilha.
Segundo explicou o governante, a ideia é disponibilizar, “com garantias sanitárias e de registo”, o núcleo de cavalos Puro-Sangue Lusitano (PSL) daquela coudelaria a todos os produtores do Faial interessados na cobrição dos seus animais.
Com esta iniciativa, queremos “trazer as associações privadas a um maior dinamismo do sector e fazer com que prestem serviços de natureza diversa aos seus associados, e aos agricultores em geral, como forma de os envolver num processo de qualificação e de melhoria genética dos animais”, adiantou ainda o secretário regional, durante a vista às instalações da Coudelaria do Faial.
Noé Rodrigues mostrou-se ainda convencido de que, na ilha do Faial, onde já existem 71 cavalos lusitanos, será possível “projectar eventuais futuros negócios na exploração de animais produzidos nos Açores”.
A conferência prosseguiu com João Morais, da Hortaludus, a falar do “Projecto e a estratégia da Coudelaria do Faial”.
Da Coudelaria de Santa Margarida participaram Luís e Piedade Pidwell, que falaram de “O Lusitano, passado, presente e futuro segundo um criador da raça”.
No final interveio José Carlos Duarte sobre “Aspectos culturais da reprodução equina”.

0 comentários: