Festival de Música Contemporânea e todas as ilhas

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Numa iniciativa da Presidência do Governo vai promover de 2 a 16 de Novembro, em todas as ilhas do arquipélago, o XX-XXI MÚSICA AÇORES – Festival de Música Contemporânea.
A iniciativa decorrerá sob a direcção artística do actual presidente da Juventude Musical Portuguesa, Emanuel Frazão, envolvendo a participação de artistas e agrupamentos de alto nível nacional e internacional, como o “Remix Ensemble”; “Voz Dramática”; “Oficina Musical” e Maurício Díaz Álvarez.
O evento, com entrada livre em todos os concertos, apresenta obras musicais compostas entre 1915 e 2007, escritas em Portugal e no resto da Europa, com especial destaque para a Espanha e nas Américas.
O XX-XXI MÚSICA AÇORES – Festival de Música Contemporânea oferece uma panorâmica geral do que foi e é a criação musical contemporânea, num contexto onde, e ao contrário dos séculos anteriores, tanto do ponto de vista técnico como estético, a música se pulverizou por múltiplos caminhos e opções, revolucionando todos os aspectos ligados à sua escrita, às fontes sonoras, à interacção entre os músicos, e até aos espaços onde se produz.
Neste sentido, a contemporaneidade musical é trazida ao público das ilhas, num acontecimento que integra os Açores nos trilhos da moderna música ocidental.
No Faial, de acordo com o programa, está agendada a actuação da Oficina Musica, no dia 16 de Novembro no Teatro Faialense.
Fundada no Porto em Maio de 1978, a Oficina Musical iniciou no mês seguinte a sua actividade orientada para o estudo e divulgação da música do século XX. Até hoje levou a cabo mais de duas centenas de espectáculos. Entre as numerosas obras incluídas nos seus programas, contam-se mais de setenta apresentados em primeira audição em Portugal e no estrangeiro.
Nos últimos anos organizou concursos de composição abertos a todos os compositores portugueses sem limite de idade.
Em 1982 foram lançadas as primeiras partituras editadas pela Oficina Musical, iniciando-se assim um projecto editorial que prevê a publicação periódica de discos, trabalhos musicológicos e partituras de autores portugueses.
A Oficina Musical já foi agraciada com várias medalhas e prémios.

0 comentários: