PSD VISITA FREGUESIA DO SALÃO

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Dando continuidade ao seu plano de acção “Mais perto dos Faialenses”, o PSD visitou na passada semana a freguesia do Salão. Reuniu com a respectiva Junta de Freguesia e com as Direcções do Grupo Folclórico, da Casa do Povo e do Grupo Desportivo daquela freguesia nortenha.
Nesta visita, segundo nota informativa enviada à nossa redacção, o PSD mais uma vez se deparou com “problemas comuns a outras freguesias, tais como: as dificuldades na manutenção de caminhos agrícolas, o corte de 30% nas verbas transferidas pela Câmara Municipal para as Juntas de Freguesia ao abrigo da delegação de competências no início deste mandato, a falta de incentivos à fixação de jovens e de famílias nas freguesias mais distantes da cidade, o sistema ineficaz e extremamente oneroso colocado actualmente ao dispor das Juntas pela Câmara para a realização de asfaltagens e a necessidade de recuperação de património que se degrada de ano para ano, sem que se consigam verbas para acudir à sua preservação. Estão neste caso, no Salão, alguns moinhos, cujo avançado estado de deterioração é preocupante.”

Um dos aspectos que os sociais-democratas consideram de mais preocupante prende-se com o estado do Porto do Salão: “o porto do Salão continua esquecido e adiado, quando a primeira razão para a intervenção é garantir a segurança de quem o utiliza, quer para a actividade piscatória, quer como zona balnear, complementar a uma zona de campismo que tem sofrido significativos melhoramentos e que é já um ex-libris da freguesia. O PSD defende que a segurança das pessoas deve ser prioritária e é por isso que denuncia este já longo e inaceitável esquecimento de que é vítima o porto do Salão.”
Registo para um projecto do Grupo Folclórico do Salão, aliás já assumido por toda a comunidade saloense, que é a aquisição de um imóvel tradicional com vista à sua recuperação e transformação em sede do grupo, associado à constituição de um museu, escola de formação de folclore e de artesanato, com exposição e comércio deste, e proporcionando ainda à freguesia outras valências como, entre outras, um centro de convívio para os idosos.
Quanto ao Grupo Desportivo do Salão, “constatamos que vive um problema grave e comum a muitas outras colectividades – a falta de dirigentes, que tem condicionado a sua actividade”.
O Grupo Desportivo do Salão actualmente dedica-se, com êxito, aos escalões de formação. Mesmo assim, na sua acção depara-se com outro problema, comum a todo o lado norte da Ilha, que é a falta de condições adequadas para a prática do futebol, em particular e do desporto, em geral. “De há muito que o PSD defende que desenvolver o Concelho equilibradamente é também dotá-lo de infra-estruturas desportivas geograficamente distribuídas. E isso manifestamente não tem acontecido. O lado norte do Faial está totalmente desprovido das condições mínimas para a prática regular de desporto, facto que importa alterar.”

PROJECTO DE REORDENAMENTO DO PORTO DA HORTA


Decorreu na passada semana no Centro do Mar uma sessão de esclarecimento público alusiva ao Estudo de Impacte Ambiental do Projecto de Reordenamento do Porto da Horta.
Esta sessão foi solicitada pela Comissão de Avaliação do Estudo de Impacte Ambiental, presidida por Carlos Faria, da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.
Este estudo, elaborado pela Hidroprojecto, Risco e WW, está disponível na Direcção Regional do Ambiente, Câmara Municipal da Horta e Juntas de Freguesia de Matriz, Conceição e Angústias, para consulta pública.
O proponente deste Projecto é a Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo
Ocidental S.A. (APTO, S.A.), cujo presidente, Ângelo Andrade, na abertura desta sessão fez uma breve resenha histórica do que foi e do que é o Porto da Horta. “O Porto da Horta começou a ser construído em 1890, na altura vocacionado para a importação e exportação, cargas e descargas. Ao longo da sua existência foi-se adaptando e neste momento é o único porto comercial da Ilha do Faial, com valências a vários níveis: passageiros, náutica de recreio, carga a granel e contentores e pescas. Atendendo a todos estes aspectos é urgente um reordenamento que tenha em linha de conta a segurança e as normas comunitárias”.

Tribuna das Ilhas teve acesso ao Resumo Não Técnico (RNT), parte integrante do Estudo de Impacte Ambiental (EIA), relativo ao “Projecto de Expansão do Porto da Horta”, em fase de Projecto Base.
Como é do conhecimento geral, o principal objectivo deste Projecto prende-se com o aumento e optimização das capacidades de operacionalidade e valências do porto da Horta a concretizar através de um conjunto de intervenções. Deste modo o Projecto contempla um reordenamento do actual saco do porto (bacia Sul); a expansão do porto e actividades portuárias com a criação de uma nova bacia portuária a Norte, destinada a satisfazer e optimizar os requisitos do tráfego de passageiros inter-ilhas, actualmente a funcionar a sul; uma estruturação do espaço terrestre adjacente ao porto, incluindo as suas acessibilidades, de modo a fazer integração dos dois espaços.
Na bacia Sul, de acordo com o RNT, preconizam-se alterações no âmbito ordenamento da bacia e do espaço público associado de forma a minimizar os índices da agitação marítima no saco do porto; delimitar as zonas de serventia para a pesca e para a náutica de recreio; aumentar a capacidade de estacionamento a nado para a náutica de recreio e para as actividades marítimo-turísticas; criar uma zona oficinal, compreendendo carenagem e estacionamento a seco, que poderá ser comum às diversas actividades. A criação da bacia portuária a Norte pressupõe a construção de um molhe de protecção que assegure no interior da bacia as condições de tranquilidade em termos de agitação
marítima e a facilidade na manobra dos navios.
A optimização da reestruturação funcional da actividade portuária exige por seu lado, a estruturação do espaço terrestre adjacente ao porto, com melhoria das suas acessibilidades e com a criação/remodelação de infra-estruturas para apoio à actividade portuária.

O projecto
O projecto desenvolve-se na baía da cidade da Horta, localizada na costa sudoeste da ilha do Faial, que tem cerca de 4500 metros de abertura. O actual porto localiza-se na zona sul da baía, desenvolvendo-se, aproximadamente, para norte, numa extensão de cerca de 700 metros. Está limitado a nascente pelo molhe-cais do Porto, que enraíza no sopé do Monte Queimado. Inclui, junto à marginal, as bacias da marina da Horta (norte e a sua ampliação a sul), bem como o cais de embarque de passageiros inter-ilhas.

Intervenção a Sul (Saco do Porto da Horta)
De acordo com informação colhida junto do estudo não técnico, no lado sul está prevista a construção de um molhe de abrigo enraizado no actual molhe nascente do Porto aproximadamente orientado na direcção nascente-poente com cerca de 145 metros de comprimento. Esta obra tem uma dupla função: criar abrigo à nova bacia dedicada à pesca, ao recreio náutico e às actividades marítimo/turísticas e servir de cais no lado interior permanentemente e no lado exterior permitirá a atracação de areeiros, sempre que as condições de tranquilidade do mar o permitam.
No prolongamento deste cais, mas destacado e com a mesma orientação, desta vez, com sentido poente-nascente e cerca de 130 m no total, será construído um novo cais para mega iates, acostável tanto no exterior, como no interior.
Está ainda prevista a implantação de um terrapleno para instalação de um parque de reparação naval, que servirá para estacionamento a seco de embarcações em hibernagem ou em fabrico.
Para além de outros aspectos, destaque para as infra-estruturas de apoio às actividades portuárias, localizadas no espaço terrestre, adjacente ao porto, o Projecto inclui as seguintes: futuras instalações da APTO; edifício de apoio à Marina Sul com inclusão de instalações sanitárias, balneários e lavandaria; edifício comercial sobre plataforma pedonal; armazém para embarcações das escolas de vela; edifício para actividades marítimo-turísticas incluindo: 10 lojas, 1 auditório com 60 lugares, espaços técnicos para fatos e garrafas de mergulho, arrecadações, balneários e instalações sanitárias.

Intervenção a norte
A intervenção no lado norte da cidade é aquela que chama mais a atenção, uma vez que implica a construção de uma nova bacia portuária, e com entrada virada a sul, sendo as suas estruturas constituídas por um molhe com cais acostável no bordo interior destinado a ferries e a navios de cruzeiro, que poderão ter a capacidade de transportar, não só passageiros, mas também viaturas.
A nova gare marítima também será construída nesta lado da cidade, de acordo com este projecto.

Projectos associados ou complementares
Como parte do novo reordenamento do porto, e na perspectiva da divulgação cultural,
está ainda prevista a construção de um novo edifício destinado à fundação Rebikoff Niggler, cujo objectivo se prende essencialmente com divulgação de actividades relacionadas com o mar (associação de promoção ambiental e científica). Este edifício
albergará futuramente, exposições, nomeadamente relativas a tecnologias marítimas e funcionará como base de apoio a um equipamento submersível para observação da fauna marinha.

Principais impactes associados ao Projecto
Os impactes das intervenções preconizadas poderão, segundo aquele documento, estar associados às operações de dragagem, de depósito e às metodologias utilizadas, bem como associados à construção, recuperação de edifícios e implantação de acessos viários à bacia Norte. Os impactes poderão afectar, especificamente, tanto as áreas directas de intervenção (locais de dragagem e de depósito), como as áreas de trânsito de dragados.
Pelas características do projecto em análise, as intervenções preconizadas não terão qualquer interacção com a geologia, o clima e a hidrografia. Deste modo, não são expectáveis impactes ao nível destes descritores durante as fases de construção e exploração.
No que se refere ao ordenamento do território e às condicionantes, atendendo às características do projecto não faz sentido distinguir as fases de construção e exploração.
O Projecto em estudo pretende dar resposta às novas exigências do transporte de passageiros inter-ilhas e reordenar as actividades terrestres e marítimas que decorrem no actual Porto. O único instrumento regulamentar que abrange a área de estudo é o PDM da Horta. Este instrumento abrange apenas a área terrestre e classifica a área de estudo como espaço urbano. A parte marítima têm que dar cumprimento à legislação dos recursos hídricos, em particular à transposição para o direito interno da Lei da Água e respectivos diplomas.
No que respeita às actividades marítimas importa referir que o principal uso do recurso hídrico é o portuário e que à luz do novo regime de utilização dos recursos hídricos luz, se verifica que o Projecto em estudo se enquadra no tipo de infra-estruturas e equipamentos por ele definido e que são preenchidos os requisitos necessários para a sua implantação.

Festival de Música Contemporânea e todas as ilhas

Numa iniciativa da Presidência do Governo vai promover de 2 a 16 de Novembro, em todas as ilhas do arquipélago, o XX-XXI MÚSICA AÇORES – Festival de Música Contemporânea.
A iniciativa decorrerá sob a direcção artística do actual presidente da Juventude Musical Portuguesa, Emanuel Frazão, envolvendo a participação de artistas e agrupamentos de alto nível nacional e internacional, como o “Remix Ensemble”; “Voz Dramática”; “Oficina Musical” e Maurício Díaz Álvarez.
O evento, com entrada livre em todos os concertos, apresenta obras musicais compostas entre 1915 e 2007, escritas em Portugal e no resto da Europa, com especial destaque para a Espanha e nas Américas.
O XX-XXI MÚSICA AÇORES – Festival de Música Contemporânea oferece uma panorâmica geral do que foi e é a criação musical contemporânea, num contexto onde, e ao contrário dos séculos anteriores, tanto do ponto de vista técnico como estético, a música se pulverizou por múltiplos caminhos e opções, revolucionando todos os aspectos ligados à sua escrita, às fontes sonoras, à interacção entre os músicos, e até aos espaços onde se produz.
Neste sentido, a contemporaneidade musical é trazida ao público das ilhas, num acontecimento que integra os Açores nos trilhos da moderna música ocidental.
No Faial, de acordo com o programa, está agendada a actuação da Oficina Musica, no dia 16 de Novembro no Teatro Faialense.
Fundada no Porto em Maio de 1978, a Oficina Musical iniciou no mês seguinte a sua actividade orientada para o estudo e divulgação da música do século XX. Até hoje levou a cabo mais de duas centenas de espectáculos. Entre as numerosas obras incluídas nos seus programas, contam-se mais de setenta apresentados em primeira audição em Portugal e no estrangeiro.
Nos últimos anos organizou concursos de composição abertos a todos os compositores portugueses sem limite de idade.
Em 1982 foram lançadas as primeiras partituras editadas pela Oficina Musical, iniciando-se assim um projecto editorial que prevê a publicação periódica de discos, trabalhos musicológicos e partituras de autores portugueses.
A Oficina Musical já foi agraciada com várias medalhas e prémios.

Nova sede do Agrupamento de Escuteiros 1098 de Castelo Branco

A Câmara Municipal da Horta formalizou este sábado, mediante assinatura de contrato, a cedência das antigas instalações da Escola Básica 1 da Lombega ao Agrupamento de Escuteiros 1098 de Castelo Branco que passa, assim, a dispor de uma sede onde desenvolver as suas actividades.
No acto público de entrega, o Presidente da Câmara Municipal da Horta, João Fernando Castro, ressaltou a importância que o Município atribui às necessidades das suas instituições culturais e associativas e à preservação do património edificado do concelho. É por isso que, detendo a posse da Escola da Lombega, desactivada há alguns anos, “houve que lhe dar nova vida e utilidade”, transformando-a novamente numa escola onde é possível “formar homens e mulheres que saibam decidir por si próprios, possuidores de três dons: Saúde, Felicidade e Espírito de Serviço”, afirmou o Presidente da Câmara citando Baden Powell, fundador do escutismo.Destacando a tradição escutista do concelho, que se repercute na cerca de meia dezena de agrupamentos em funcionamento na ilha, João Fernando Castro frisou que este é um bom indicador pois demonstra “que a nossa juventude está viva, actuante e disposta a contribuir para o bem-estar da nossa sociedade”.

Equitação - Faialenses entre os melhores da Região

Diogo Quadrado e Rita Serpa, atletas da Associação Hípica Faialense, sagraram-se Campeões Regionais de Iniciados e Juniores de Equitação.
Os títulos foram obtidos depois de, Diogo Quadrado com Lord Zeus e Rita Serpa com Talisman, terem estado presentes em Lisboa, de 12 a 14 de Outubro na Final do Campeonato de Portugal de Dressage.
Nesta prova os faialenses obtiveram resultados que dignificam o trabalho realizado nesta área nos Açores e, mais concretamente, no Faial.
Diogo Quadrado montando Lord Zeus é Vice- campeão de Portugal no escalão de Iniciados e Rita Serpa com Talisman obteve um brilhante 5º lugar no escalão de Juniores.
Os atletas realizaram provas na Sociedade Hípica Portuguesa, no Campo Grande, tendo sido acompanhados pelo respectivo treinador, Paulo Castro, pela Presidente da Associação Hípica Faialense, Ilídia Quadrado e pelo Presidente da Associação Regional do Desporto Equestre dos Açores, António Lopes.

Serviços da Coudelaria do Faial - Conferência sobre “Criação de Cavalos Lusitanos”

Realizou-se na passada segunda-feira uma conferência sobre a criação de cavalos lusitanos.
Numa organização dos Serviços de Coudelaria da Ilha do Faial, esta conferência teve um programa diferente do habitual, começando pelas 11h30 com uma visita à Coudelaria do Faial.
Pelas 21h00 procedeu-se à assinatura do protocolo de cooperação entre a Coudelaria do Faial e a Associação de Agricultores da Ilha do Faial. Depois disso, António Ávila, presidente da AAIF, manifestou-se sobre o interesse do mesmo.
João Fernando Castro, presidente da Câmara Municipal da Horta, interveio também nesta sessão, com “O investimento local na criação e desenvolvimento da actividade equina”.
O secretário regional da Agricultura e Florestas assegurou, na abertura da conferência, que os serviços prestados pela Coudelaria do Faial vão ser “extensivos a todos os produtores” da ilha.
Segundo explicou o governante, a ideia é disponibilizar, “com garantias sanitárias e de registo”, o núcleo de cavalos Puro-Sangue Lusitano (PSL) daquela coudelaria a todos os produtores do Faial interessados na cobrição dos seus animais.
Com esta iniciativa, queremos “trazer as associações privadas a um maior dinamismo do sector e fazer com que prestem serviços de natureza diversa aos seus associados, e aos agricultores em geral, como forma de os envolver num processo de qualificação e de melhoria genética dos animais”, adiantou ainda o secretário regional, durante a vista às instalações da Coudelaria do Faial.
Noé Rodrigues mostrou-se ainda convencido de que, na ilha do Faial, onde já existem 71 cavalos lusitanos, será possível “projectar eventuais futuros negócios na exploração de animais produzidos nos Açores”.
A conferência prosseguiu com João Morais, da Hortaludus, a falar do “Projecto e a estratégia da Coudelaria do Faial”.
Da Coudelaria de Santa Margarida participaram Luís e Piedade Pidwell, que falaram de “O Lusitano, passado, presente e futuro segundo um criador da raça”.
No final interveio José Carlos Duarte sobre “Aspectos culturais da reprodução equina”.

A Menina do Mar enche Teatro Faialense


O Teatro Faialense encheu-se de crianças, na última sexta-feira, dia 26 de Outubro, para assistir ao espectáculo "A menina do mar".
Aproximadamente 240 crianças do 4.º e 5.º ano de escolaridade, a convite da Câmara Municipal da Horta assistiram a esta peça inspirada no texto de Sophia de Mello Brayner.
“A Menina do Mar” permitiu à vastíssima assistência infanto-juvenil, deslumbrar-se com a fantasia, o sonho, a poética e a beleza do texto de um dos nomes mais significativos da literatura do século XX.
A orquestra das Beiras, executou a peça criada pelo compositor Lopes Graça para este texto magnífico. Um curioso diálogo entre a orquestra e a actriz que interpretou as diferentes personagens do texto.
A "Menina do Mar" foi um convite à viagem, através dos sentidos: da palavra e da música, da cor e do movimento, da luz e das sombras, dos sons das águas e dos búzios e a dança das algas, dos peixes, dos cetáceos, dos caranguejos, dos polvos...

Visita estatutária à Ilha do Pico - Ambulância marítima, laboratório de enologia, aeroporto, bloco de partos

O Presidente do Governo Regional dos Açores Carlos César esteve na ilha do Pico na passada semana para uma visita estatutária.
Aproveitando a ocasião, Carlos César anunciou a conclusão de vários projectos e o lançamento de outros na ilha do Pico, que respigamos hoje.


Embarcação para transporte de doentes entre o Pico e o Faial
O Governo dos Açores vai encomendar aos Estaleiros de Viana do Castelo uma embarcação destinada, em exclusivo, ao transporte de doentes do Pico para a ilha do Faial, anunciou o secretário regional dos Assuntos Sociais.
Domingos Cunha explicou que a entrada em funcionamento do novo equipamento – uma espécie de “ambulância marítima” – permitirá garantir qualidade às viagens de doentes do Pico que precisem de recorrer a tratamentos no Hospital da Horta.

Centro Interpretativo da Cultura da Vinha
Foi assinado o contrato da empreitada de instalação do Centro Interpretativo da Paisagem Protegida de Interesse Regional da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, bem como da apresentação do projecto de electrificação do Lajido de Santa Luzia.
São duas obras, no valor de 720 mil e 520 mil euros, respectivamente, que virão valorizar significativamente a área da paisagem da Vinha.
O Centro Interpretativo pretende ser o ponto de referência para os que procurarem informação e orientação ou participar em pequenas reuniões científicas, induzindo valor económico na ilha, despertando actividades correlacionadas muito diversificadas e, até, economias vitivinícolas viáveis.

Laboratório Regional de Enologia
O Laboratório Regional de Enologia (LRE), cuja construção vai ser colocada a concurso público ainda este ano, deverá custar cerca de 850 mil euros.
Esta iniciativa o Governo dos Açores quer contribuir para “acreditar junto dos mais exigentes consumidores a qualidade das produções vitivinícolas da Região e incentivar os produtores a produzirem cada vez melhor”.
Este moderno laboratório, cuja localização é justificada pelo facto do Pico ser a ilha mais emblemática na produção de vinho no arquipélago, irá disponibilizar aos produtores, organizações de produtores e adegas cooperativas dos Açores importantes serviços no “domínio da informação, do acompanhamento e da análise dos seus vinhos”.
O LNE será também um instrumento muito importante para a Comissão Vitivinícola Regional, que terá neste laboratório “um instrumento fundamental para desenvolver o seu trabalho de certificação dos vinhos de qualidade dos Açores”.
O organigrama deste laboratório, que terá uma área bruta de construção da ordem dos 846 metros, integra áreas destinadas a confidencialização de amostras, análises clássica e instrumental, cromatografia, absorção atómica, pesagem de precisão, câmara escura, sala de provas, armazenagem de reagentes, rampa de gases e controlos de temperatura, pressão interna, humidade e odores.

Centro de Saúde da Madalena vai ter um bloco de partos
Vai ser incluído no plano de construção do novo Centro de Saúde da Madalena, um bloco de partos. “Assim, volta a ser possível nascer na ilha do Pico”, afirmou Carlos César, que acrescentou estarem já a decorrer estudos de recenseamento de meios técnicos e recursos humanos capazes de concretizar a orientação por ele dada.
A informação até agora recolhida é a de que é possível concretizar esse projecto e que, “quando terminar a construção do novo Centro de Saúde da Madalena, já será possível aos picoenses nascerem na sua ilha, nas melhores condições e de acordo com um plano de progressividade que, na primeira fase, terá apoio nos recursos humanos do Hospital da Horta”, concluiu o presidente do Governo.

550 mil euros obras de melhoria no lar de idosos da Madalena
O Secretário Regional dos Assuntos Sociais visitou as obras de ampliação e beneficiação da cozinha, refeitório e lavandaria do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Madalena do Pico, um empreendimento financiado pelo Governo em 550 mil euros através de um acordo de cooperação e investimento estabelecido entre as duas partes. Domingos Cunha referiu, ainda, que com a construção do novo lar de idosos nas Lajes, a ilha do Pico vai ver aumentada, em 19 por cento, a capacidade dos seus lares de idosos.
Vai ser ampliado, também, o serviço de apoio domiciliário, cuja capacidade será alargada, proximamente, em 15 por cento.

Pavilhão do Candelária Sport Clube pronto em Maio de 2008
Foi assinado o contrato de empreitada para a construção do Pavilhão do Candelária Sport Clube, um reconhecimento do esforço do clube e dos seus associados para a valorização do património do Candelária Sport Clube e para a angariação de condições adequadas ao melhor desempenho nas competições de alto nível em que está empenhado.
O novo pavilhão do Candelária Sport Clube, que será construído na freguesia de origem do clube, ficará pronto em Maio do próximo ano, orçando a sua construção em 650 mil euros.

Pico vai deixar em breve de ser destino de passagem
A ilha do Pico deixará, muito em breve, de ser um destino de passagem para ser uma das principais portas de entrada nos Açores, afirmou o secretário regional da Economia na cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de ampliação e remodelação do Hotel Caravelas, na vila de Madalena.
Para Duarte Ponte, “a qualidade e a dimensão da oferta hoteleira, que muito em breve estará disponível, obrigarão, certamente, a aumentar as ligações aéreas para o Pico, beneficiando desta forma, também, todos os seus habitantes”.
O secretário regional da Economia realçou a importância dos investimentos que vão ser feitos na Pico, destacando a importância “de um novo Hotel de quatro estrelas, com 64 quartos, que vai ser construído após a demolição da sua actual estrutura do Hotel Pico, para além do aumento e remodelação do Hotel Caravelas”.
“A ilha do Pico passará, então, a contar com mais de 500 camas, em hotéis de quatro estrelas, aumentando, assim, para mais do quíntuplo do que tem hoje”, disse.

Sessão Legislativa de Outubro - Estatuto da Região e Plano e Orçamento em discussão


Os deputados da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores estiveram reunidos esta semana na cidade da Horta para mais uma sessão legislativa.
Na ordem do dia estiveram o ante-projecto de revisão do estatuto político-administrativo da Região e o plano e orçamento para 2008.
Sérgio Ávila procedeu à entrega formal, ao presidente do Parlamento açoriano das propostas de Orçamento e de Plano Anual de Investimentos para 2008.
A qualificação dos recursos humanos e o reforço da produtividade e da competitividade da economia são as principais apostas do Governo dos Açores para que a Região alcance elevados padrões de desenvolvimento.
Segundo revelou, as propostas do Governo vão permitir reforçar, no próximo ano, a solidez financeira da Região e a situação das próprias finanças públicas regionais e propiciar “um clima de confiança e de estabilidade para que se crie mais emprego, mais trabalho, mais produção e mais rendimento”.
Sérgio Ávila destacou, também, o facto dos documentos agora entregues se traduzirem em aumentos do investimento público e das receitas efectivas da Região de 16 e nove por cento, respectivamente, enquanto as despesas de funcionamento crescem somente dois por cento, face ao Orçamento e Plano deste ano.
Sublinhou, ainda, que, se compararmos com aquilo que eram as Orientações a Médio Prazo para o ano de 2008, que o Parlamento aprovou no início da legislatura, fácil é concluir que “o investimento público é superior em 74 milhões de euros ao previsto, as receitas superaram em 47 milhões as nossas expectativas em 2004 e as despesas de funcionamento são inferiores em 27 milhões de euros”.
Para o vice-presidente do Governo, a realidade veio comprovar que as previsões avançadas há quatro anos “não só eram realistas e ajustadas, como tivemos a capacidade de ir para além daquilo com que nos tínhamos comprometido na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores”.
O presidente do Governo, Carlos César, afirmou a propósito que: “pelo sexto ano consecutivo, a despesa pública da Região será financiada sem qualquer recurso ao aumento do endividamento, ao mesmo tempo que, pelo segundo ano consecutivo, haverá uma redução significativa, superior a 15 milhões de euros, nas responsabilidades dos avales concedidos pela Região.”
A proposta de Orçamento para 2008 envolve uma receita de 1.424 milhões de euros, dos quais 54% constituem receitas próprias da Região, 36% serão de transferências do Orçamento de Estado e 10,1% transferências da União Europeia.
As despesas orçamentadas totalizarão 1,016,2 milhões de euros, sendo 576,7 referentes a Despesas de Funcionamento e 439,5 destinados a financiar o Plano de Investimento da Região.
Tribuna das Ilhas contactou ainda o Grupo Parlamentar do PSD e do CDS-PP para apurar qual a posição destes dois partidos da oposição face aos temas em epígrafe.
O CDS-PP, através do seu Presidente e Líder Parlamentar, Artur Lima, frisa que “à semelhança do ano passado em que o CDS-PP conseguiu no âmbito da discussão destes documentos fazer aprovar duas propostas suas que levaram a aumentar em 3,5% o complemento regional de pensão e de 12% nas diárias aos doentes deslocadas, vamos, em Novembro próximo, tentar também fazer aprovar algumas propostas que julgamos sejam úteis para a vida dos açorianos.”
Artur Lima afirmou ainda, não ser sua intenção “fazer guerrilha político-partidária, nem fazer aquela oposição que apenas se limita a criticar por criticar, porque o CDS-PP Açores é uma oposição construtiva. Vamos apresentar propostas e esperamos que sejam aprovadas, pois cremos que serão propostas viáveis e que muito ajudarão quem vive nestas ilhas.”
Relativamente ao à revisão do estatuto, o CDS-PP, mostra-se satisfeito pelo trabalho desenvolvido para que esta revisão possa “estabelecer um instrumento para a concretização da autonomia”.
“Várias das alterações introduzidas na proposta de revisão foram da autoria do CDS-PP. Todavia, esperamos agora consagrar a autonomia, conforme o quis consagrar o legislador constituinte quando aprovou a última Revisão Constitucional” – sublinha Artur Lima.
O presidente daquele partido frisou ainda que “pela parte do CDS-PP Açores, temos a garantia (deixada na semana passada pelo Presidente nacional do partido, Paulo Portas, na visita que fez aos Açores), de que o CDS-PP vai votar favoravelmente na República a proposta da Assembleia Legislativa da Região – a proposta dos Açores.”
Clélio Menezes, líder parlamentar do PSD/Açores, considerou, por seu turno, que o projecto de revisão do Estatuto Político-Administrativo "consagra" a visão dos social-democratas açorianos sobre a Autonomia, através da "ampliação e concretização da competência legislativa da Região". "Tudo isto consagra estatutariamente a visão que o PSD tem da Autonomia e da necessária prática política dos poderes públicos na Região", afirmou Clélio Meneses, que discursava na Assembleia Legislativa dos Açores, durante a apresentação do relatório final da comissão de revisão do Estatuto. O presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores destacou, a este propósito, o estatuto dos cargos políticos, com a definição de impedimentos e limitações que "visam aperfeiçoar o exercício da democracia", bem como a "clarificação das relações entre os poderes públicos com acção especial nos Açores, aqui também em distinção com o que se passa no espaço continental, na medida em que aqui a dialéctica geral dos poderes central e local é concatenada pelo poder regional". O líder da bancada social-democrata salientou igualmente a "determinação de matérias estruturais da vida pública que exigem maiorias qualificadas e, assim, o consenso alargado das forças políticas com representação parlamentar", e a capacidade conferida para participar na política internacional, "cujo mapa sempre os Açores marcaram". Clélio Meneses mostrou o "regozijo" do seu partido pelas "menções específicas que agora são feitas a princípios basilares do património autonómico do PSD como conquistas consensualizadas do percurso político das últimas três décadas". O líder da bancada social-democrata acrescentou que o papel do PSD/Açores no processo de revisão do Estatuto é o de um "partido responsável pela fundação da autonomia democrática". O presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores frisou, no entanto, que "não estamos, é certo, perante um novo movimento da Autonomia", mas sim do "aprofundamento e a clarificação do movimento iniciado em 1976, com desconfianças de cá e de lá, mas com convicções tão fortes que nos fizeram chegar a onde estamos". Para Clélio Meneses, o Estatuto "não é um fim em si mesmo", mas "mais um meio para prosseguir o fim último de toda a actividade política, o bem comum", porque "as leis só são efectivamente boas quando sirvam, de facto, as pessoas".
Foto gentilmente cedida por Souto Gonçalves/Incentivo

CCIH insatisfeita com horários da TAP e SATA

quarta-feira, 24 de outubro de 2007



A Câmara do Comércio e Indústria da Horta está descontente com as alterações previstas para o horário de Inverno das transportadoras aéreas TAP e SATA nas ligações Lisboa/Horta/Lisboa.
Isso mesmo foi manifestado após a reunião da Mesa do Turismo daquela instituição realizada a 18 de Outubro.
Os responsáveis da CCIH consideram “lesivas dos interesses da economia das populações do Faial, do Pico e do Triângulo” tais alterações.
De acordo com uma nota informativa a que Tribuna das Ilhas teve acesso, “o horário que melhor serve quem nos visita, quem parte e quem aqui reside é aquele que a TAP praticou nos últimos anos, saindo de Lisboa às 09h30, recebia a ligação das capitais europeias, para chegar à Horta às 11h05. Partia da Horta às 11h55 para chegar a Lisboa às 15h20, permitindo novamente as ligações para a Europa. Antecipar a saída de Lisboa para as 08h00 inviabiliza que os passageiros que procedem da Europa consigam apanhar a ligação para a Horta, obriga-os a chegarem na véspera e pernoitar em Lisboa.”
Face a tudo isto, aliado ao facto do horário do domingo impossibilitar os viajantes de apanharem a ligação com o Pico; a Mesa do Turismo da CCIH endereçou uma missiva ao Secretário da Tutela em que afirma que “o horário da TAP antecipado não serve os interesses económicos destas gentes; o horário retardado da SATA igualmente não serve os interesses da nossa economia”
Paulo Oliveira, presidente da mesa, subscreve ainda no comunicado que “não acreditamos que o objectivo de qualquer companhia aérea que não seja servir os passageiros, abarcar o maior número de solicitações possível, ou seja, atingir o obectivo de ter a melhor ocupação possível.”
A mesa do turismo não crê ainda que “seja uma estratégia concertada para beneficiar outras rotas alternativas”, do mesmo modo que “não quer acreditar que se pretenda fazer crer que um sub-destino turístico que agora nasce – o Triângulo – não tenha a necessária potencialidade para projectar novas rotas, que não tenha a necessária robustez económica para permitir uma nova estratégia aérea, sendo mesmo o único destino açoriano com duas gateways alternativas, à distância mínima de 15 minutos, via marítima”.
Por fim, o repto que foi lançado vai no sentido de que as operadoras tenham em atenção uma prática de horários tão centrais quanto possível, equilibrados e que permitam responder às reais necessidades do maior número de passageiros possível.

Comissão Regional da JS Açores reuniu no Faial


“Uma escola de vida” – é assim que Berto Messias classifica a Juventude Socialista açoriana que, no passado fim-de-semana definiu e aprovou por unanimidade a sua linha de acção para este primeiro ano de mandato.



A Comissão Regional da Juventude Socialista/Açores reuniu no passado dia 20 de Outubro no Hotel Horta, na ilha do Faial, naquela que foi a primeira reunião deste órgão desde o VIII Congresso Regional.
Nesta reunião para além da análise da situação política actual, foram discutidas e votadas as moções sectoriais remetidas pelo congresso para este Órgão, bem como a análise e discussão do Plano de Acção da Juventude Socialista/Açores para 2007-2009.
O plano de acção foi aprovado por unanimidade, segundo afirmou ao Tribuna das Ilhas o presidente da JS Açores, o terceirense Berto Messias.
De acordo com este jovem, “a reunião correu muito bem e ficaram limadas as arestas com que vamos desenvolver o nosso trabalho”, e prossegue explicando que “até às eleições regionais vamos focar o nosso trabalho na execução do projecto “Juventude em movimento, novos desafios”. Como tal, todos os meses teremos um tema em debate.”
Os trabalhos começaram logo com o debate sobre a educação, e vão ser focados temas como: inclusão social, prevenção, emprego, habitação, fixação de jovens, empreendedorismo e capital de risco.
Instado a pronunciar-se sobre a pertinência destes debates, Berto Messias diz a este semanário que “se os jovens estão afastados da vida política, nós temos obrigação de mudar isso, e estes modelos de acção, com debate e com um papel activo no terreno pretende incentivar a isso mesmo. A JS não pode estar distraída com as grandes questões estratégicas regionais, tem que estar disposta a discutir os problemas de cada um dos seus militantes tendo em conta todas as valências de que dispõe”.
Berto Messias foi eleito Presidente da JS Açores no VIII Congresso Regional que Tribuna das Ilhas fez cobertura. Integrou a JS aos 18 anos, quando chegou a Coimbra porque “considero me um homem de esquerda e penso que o projecto de esquerda é o melhor porque dá primazia ao individuo, olha para ele como o principal motor do desenvolvimento. Por outro lado, mais do que a ideologia de esquerda, concordo que o Estado deve ter um papel preponderante enquanto entidade reguladora, mas nunca ser considerado o supra sumo.”
“A Juventude Socialista é uma escola de vida, tenho grandes amigos na JS, e espero vir a ter muitos mais. É uma escola de cidadania, de vida e de participação activa na nossa sociedade” – afirma Berto Messias.

DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO
No âmbito do Programa Juventude em Movimento – Novos Desafios, realizou-se nesse mesmo dia um debate sobre Educação.
O debate contou com a presença do Secretário Regional da Educação e Ciência, Álamo de Meneses, com o Presidente da Juventude Socialista/Açores, Berto Messias e com o Secretário-Geral da Juventude Socialista Nacional, Pedro Nuno Santos.
Este debate foi o primeiro de muitos inseridos no Programa Juventude em Movimento – Novos Desafios, apresentado na passada segunda-feira, o qual pretende direccionar a acção política da Jota Socialista Açoriana.
Berto Messias disse ao Tribuna das Ilhas que “em Agosto visitámos todas as ilhas em acordámos com a JS Faial ser cá o primeiro debate sobre educação, atendendo a que já se perspectivava a inauguração da nova escola secundária.”
Neste debate foram focadas diversas questões que, durante este mês serão aprofundadas com a realização de outras acções. O Presidente da JS Açores disse ainda à nossa reportagem que “era importante que fosse criada uma directriz regional que estipulasse aulas de educação sexual nas escolas. Para além disso é importante que seja implementado um plano de inclusão tecnológico nas escolas que assente no rácio de um para um, ou seja, um computador um aluno. A Secretaria Regional da tutela tem feito um bom trabalho, mas a JS quer mais e quer ir mais longe. Defendemos que uma sociedade desenvolvida se mede pelos níveis de qualificação dos seus cidadãos, pelo que nunca se poderá descurar a educação para a cidadania nos nossos estabelecimentos de ensino”.
Outra das propostas que a JS apresentou a Álamo Menezes prende-se com o aumento da idade do ensino obrigatório nos Açores para os 18 anos, “quanto mais tempo os jovens estiverem na escola maior será a sua qualificação, formação e contributo para o desenvolvimento da sociedade em que estão inseridos”.

Hospital da Horta - PSD quer explicações sobre concurso anulado


O PSD/Açores pediu explicações ao Governo Regional sobre a anulação do concurso público para a elaboração do projecto de construção do bloco C do Hospital da Horta, uma obra que foi anunciada pela primeira vez em 2001.Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, os deputados social-democratas Costa Pereira e Alberto Pereira referiram que o aviso relativo à anulação da obra, recentemente publicado em Jornal Oficial, "não contém nenhuma fundamentação concreta do acto de anulação"."Considerando, embora, que naquele Jornal Oficial é aberto um novo concurso com o mesmo objecto, a verdade é que os atrasos daí resultantes parecem ser inevitáveis", salientaram os parlamentares do PSD/Açores eleitos pela ilha do Faial.Para os deputados social-democratas, "as vicissitudes que subsistem nesta importante obra demoram há demasiado tempo"."Já no Plano para 2001 se garantia que estava 'em fase de adjudicação o reforço da estrutura do bloco C', no Plano para 2003 que estava em curso 'a continuação das obras de remodelação e beneficiação do Hospital, nomeadamente as do bloco C' e no Plano para 2004 se garantia a 'conclusão do reforço do Bloco C do Hospital da Horta'", recordaram.Costa Pereira e Alberto Pereira pretendem, por isso, que o governo regional explique "com profundidade as razões de mais este percalço e as suas consequências", tendo em conta o "já longo e lento processo" relativo à obra do Bloco C do Hospital de Horta.
Assim sendo, os sociais-democratas pretendem que o Governo Regional esclareça sobre quais as razões que fundamentam a decisão de anulação do referido concurso público 01/2007? Que demoras implicará no processo? Quando prevê o Governo Regional esteja concluído o projecto de execução do bloco C do Hospital da Horta, que seja a obra seja posta a concurso e que se iniciem efectivamente as obras?
Os transportes marítimos também estiveram na ordem do dia para os Sociais Democratas.
A Comissão Política de Ilha do PSD emitiu um comunicado defendendo um desenvolvimento do Triângulo – Faial, Pico, São Jorge. Essa desenvoltura, “exige uma rede de transportes marítimos de passageiros bem montada e adequada que assegure a complementaridade entre estas ilhas e que proporcione um desenvolvimento turístico estável, baseado na previsibilidade e na segurança e a análise que a Comissão Política do PSD da Ilha do Faial faz da qualidade do serviço que a Transmaçor presta no transporte marítimo de passageiros no triângulo não é positiva.”
Incumprimento de horários, incumprimento dos planos de viagem fixados, horários inadequados, falta de comunicação com os passageiros e até episódios de outra natureza que inclusivamente neste Verão obrigaram passageiros a chamar a Polícia Marítima, são alguns dos exemplos que o PSD enumera como inibidores do nosso desenvolvimento levaram recentemente os Vereadores e os Deputados Municipais do PSD respectivamente na Câmara e na Assembleia Municipal da Horta a proporem deliberações, aprovadas por unanimidade, que recomendam à Transmaçor maior atenção na definição de horários e na sua alteração, e ao Governo Regional que “tendo em conta a defesa do interesse público redefina o contrato de concessão dos Cruzeiros que tem com a Transmaçor desde 1988 adequando-o à nova realidade social e económica existente entre estas ilhas”.

União Micaelense é o líder isolado

A sexta jornada do Campeonato Nacional da III Divisão – Série Açores não sorriu ao Fayal Sport.
Sabia-se à partida que seria um jogo difícil, ou não fosse o União Micaelense o líder da tabela classificativa, mesmo assim os verdes da Alagoa deram luta e o resultado final ficaram-se nos 2-1 a favor dos homens de negro.
Tiago Silva brilhou ao fazer os dois golos do Micaelense, mas João Pinhal também marcou a diferença ao reduzir a vantagem com a concretização de uma grande penalidade.
Em destaque esteve ainda Renato Capaz, o guardião das redes verdes, que defendeu com arte e engenho duas penalidades apontadas por Paulo Sérgio e Tiago Silva.

Ficha técnica:
Trio de arbitragem: Pedro Ferreira, Paulo Faria e Eduardo Miranda de Braga.
União Micaelense: Pedro Martins, Rui Costa, João Mota, Rui Meio. Guedes; Peixinho (Samuel, 70’), Ruizinho, Rui Carvalho, Tiago Silva, Minhoca (Quental, 70’), Paulo Sérgio (Hélder Botelho, 80’).
Treinador: Miguel Ferreira
Fayal Sport: Renato Capaz, Anselmo Dias, Paulo Fraga, Nelson Bettencourt, João César (Cádio Dias, 57’); Álvaro Silveira (Henrique, 46’), Fernando Pacheco, Orlando, Vitinha (Rosinha, 54’), João Pinhal e Carlos Barbosa.
Ao intervalo – 1-0
Disciplina: cartão amarelo para Paulo Fraga, Rui Melo, João César, João Mota, Carlos Barbosa, Fernando Pacheco, Rosinha.

Classificação:
1.º - União Micaelense – 14 pontos
2.º - Praiense – 12 pontos
3.º - Capelense – 12 pontos
4.º - Angrense – 11 pontos
5.º - Rabo de Peixe – 9 pontos
6.º - Santiago – 7 pontos
7.º - Marítimo – 6 pontos
8.º - Fayal Sport – 4 pontos
9.º - Boavista – 4 pontos
10.º - Lajense – 1 ponto

Próxima jornada:
Lajense –União Micaelense
Fayal Sport – Marítimo
Capelense – Boavista
Santiago – Angrense
Rabo de Peixe - Praiense

Esgrima - Primeira prova reúne 17 atiradores

O Pavilhão Desportivo da Horta recebeu no início do mês de Outubro 17 atiradores para a primeira prova regional de esgrima na arma de espada.
Este torneio envolveu as duas salas existentes na região: a Sala de Armas Picoense e a Sala de Armas do SCH.
Estiveram em prova atiradores de ambos os sexos nos escalões de benjamins, infantis, iniciados, cadetes e seniores.
Destaque para o acentuado número de atiradores do SCH no escalão de juvenil, o que implicou a instalação de mais uma pista, de forma a dar resposta ao número de poulles da competição.
Em seniores a prova foi ganha por António Silva, da SAP. A segunda posição foi ocupada por Bruno Faria, seguido de Luís Quadros, atiradores do SCH.
Luís Fontes, atleta iniciado do SCH, esteve em destaque durante este torneio.

Horta já dispõe de Central de Triagem


Preservar o ambiente não é só evitar o abate de árvores nem proteger espécies em vias de extinção. Proteger o ambiente é uma tarefa de todos nós, do mais pequeno ao maior, e passa, sobretudo, por promover o conhecimento dos lixos que produzimos e despertar para a separação dos mesmos.



Foi inaugurada na passada semana a primeira central de triagem dos Açores, situada em Santa Bárbara, na cidade da Horta.
Esta central representa um investimento de cerca de 330 mil euros e está preparada para, tecnicamente, separar o papel/cartão, o vidro e agora também o plástico.
Na cerimónia inaugura, João Fernando Castro, presidente da Edilidade, deixou uma palavra de felicitação para os colaboradores da autarquia pelo esforço, não só de modernização administrativa que a Câmara Municipal da Horta tem vindo a realizar, mas também pelo seu contributo na reorganização orgânica dos serviços e sua consequente melhoria.
Um dos objectivos da CMH, que só se concretizará com o apoio das Juntas de Freguesia da Ilha, é incentivar à separação dos resíduos sólidos urbanos e à diminuição da quantidade de lixo existente em aterro.
De acordo com uma nota informativa distribuída à Comunicação Social, a CMH, no conjunto dos Municípios do país aderentes à Sociedade Ponto verde é das cinco que mais separa papel/cartão e o objectivo relativamente aos plásticos não pode nem deve ser menor.
“Até ao momento já recolhemos, por habitante, cerca de 12kg de papel e cartão e 3kg de vidro, o que representará mais de 275 toneladas de papel e 80 de vidro até ao final do ano” – afirma João Castro, que continua apelando para que “se eleve a fasquia nestas duas áreas, mas também estar na linha da frente na recolha dos plásticos”.

Trabalho desenvolvido
Conforme já tivemos oportunidade de divulgar, a Edilidade Faialense procedeu a um investimento na ordem dos 74 mil euros numa viatura de recolha selectiva e numa nova prensa que permite uma compactação maior dos resíduos para aproveitar melhor o espaço disponível em contentor. É intenção da CMH adquirir uma nova viatura de recolha selectiva, e distribuir, ainda este ano, por toda a ilha contentores de separação dos plásticos.
Importa salientar que já foram distribuídos contentores de plástico pelas escolas do Faial, dando cumprimento às campanhas de sensibilização realizadas pela CMH, nomeadamente a “3 R’s” e “3 Resíduos, 3 Amigos”.
Para além deste trabalho com o papel e cartão, vidro e plástico, o Município garante, em conjunto com as entidades privadas, a recolha para exportação de óleos, pneus, pilhas, acumuladores e resíduos eléctricos e electrónicos.

Apoio às freguesias - CMH visita Matriz



João Fernando Castro e Orlando Rosa, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal da Horta, respectivamente, visitaram na passada semana a freguesia da Matriz.
De acordo com nota informativa emitida pela Junta de Freguesia da Matriz, da qual é presidente Laurénio Tavares, no decorrer da visita foi visitada a nova sede do Grémio Literário Artista Faialense, o Beco do Saco, a obra da Zona de Estar e Repouso/Miradouro da Rua do paiol e o Largo do Carmo, locais que carecem de uma intervenção de requalificação urbana.
Depois da visita realizou-se uma reunião em que Laurénio Tavares apresentou ao Presidente da Edilidade um memorando com o levantamento de diversas carências em várias áreas, com especial destaque para a desertificação do centro urbano e histórico, e consequente degradação do património edificado, a requalificação da Avenida 25 de Abril, o aproveitamento do Largo D. Luís I, a execução do projecto de saneamento básico e, entre outros, os caminhos municipais. Foi ainda apresentado um estudo prévio para a implementação de um equipamento de lazer nas Dutras, bem como para a adaptação do rés-do-chão do edifício da antiga Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta para a nova sede da Junta.

Apneia - CNH no campeonato do mundo

Está a decorrer desde o dia 23 de Outubro e até ao próximo dia 3 de Novembro o quarto campeonato do mundo de apneia.
De acordo com informações colhidas junto da página oficial do Clube Naval da Horta, Francisco Gautier e João Costa, atletas do Clube faialense, estão já em Sharm El Sheikh para participar neste 4.º AIDA Individual World Championship.
Importa salientar ainda que esta competição junta mais de uma centena de apneiistas de várias nacionalidades.

Andebol - Horta estreia-se em vitórias em casa



O Pavilhão da Horta estava a meio gás, mas aqueles que se deslocaram para ver o jogo de andebol entre o Sporting Clube da Horta e o Belenenses certamente saíram de lá satisfeitos.
O Sporting Clube da Horta presenteou-nos com a primeira vitória em casa, num jogo que ficou marcado pela supremacia local na primeira parte, e pelo final agonizante.
30-29 foi o resultado final mas o golo da vitória surgiu já em cima do minuto 30 da segunda parte.
Mas vamos por partes! Até ao minuto dez o SCH parecia não encontrar-se, com jogadas muito individualistas de Marin que nem sempre acabavam da melhor forma e nessa altura o marcador registava 7-3 a favor dos visitantes. Filipe Duque adoptou uma nova atitude e, aproveitando a apatia do Belenenses, deu a volta ao marcador e terminou o primeiro tempo com o resultado de 18-14.
No retomar da partida os pupilos de Filipe Duque foi contrariando os fortes ataques do Belenenses que parecia ter renascido e queria a todo custo anular a vantagem insular.
Os últimos minutos do jogo foram extremamente intensos e quando se pensava que o Horta não conseguiria mais do que um empate, Gustavo Castro fez o golo da vitória.
Importa salientar que o Belenenses protagonizou algumas das contratações mais sonantes da presente época, colmatando as saídas de alguns dos seus melhores atletas para o Sporting Clube de Portugal.
A arbitragem da dupla de Aveiro esteve regular.
A Liga Halcon prossegue no próximo dia 1 de Novembro, e o Sporting Clube da Horta vai jogar a casa do São Bernardo. A equipa liderada por Ricardo Tavares e que tem no seu elenco Telmo Ferreira, ex-atleta do clube do Faial. Foi das equipa que mais inovou em termos de organização desportiva nos últimos tempos, sendo que na última época teve um desempenho regular e só falhou os play-offs por ter sido suplantado pelo SCH e pelo SCP.

Açoreana de Seguros com novo Conselho de Administração

A Companhia de Seguros Açoreana alargou o seu Conselho de Administração com a eleição de Paulo Balsa para integrar aquele conselho e a Comissão Executiva desta empresa do Grupo Banif.
O novo elemento desempenhava funções de director geral da Alico Aig Life e desempenhará funções executivas sobretudo na ara de Vida.
Importa registar que a Açoreana registou até final do mês de Agosto um total de 328 307 mil euros de prémios brutos emitidos. Este valor representa um crescimento de 2% face ao ano anterior.

Aconteceu

Vulcão dos Capelinhos
Dando cumprimento ao programa comemorativo do cinquentenário da erupção do Vulcão dos Capelinhos realizou-se no passado dia 19 de Outubro em São Paulo, no Brasil, uma palestra.
Esta palestra foi proferida pelo Dr. Rogério Medeiros e foi integrada na Semana Cultural açoriana da Casa dos Açores de São Paulo.
O programa das comemorações do Vulcão prossegue a 16 de Novembro na Casa dos Açores de Lisboa.

Detido traficante de droga perto da Escola Secundária
A Unidade Operacional da Horta, no âmbito da sua actividade operacional, de acordo com comunicado enviado à nossa redacção, deteve um indivíduo do sexo masculino por tráfico de estupefacientes nas imediações da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
Foram apreendidas cerca de 260 doses de haxixe e 250 euros em numerário.
O detido, um jovem com idade compreendida entre os 20 e os 25 anos, natural do Algarve, foi presente a tribunal para primeiro interrogatório, pelo que lhe foi decretada a medida de coação de prisão preventiva.
Ainda no Faial, no dia 20 de Outubro, foi detido um indivíduo por condução sob a influência de álcool com taxa de 2.41gr/l.

Fernando Menezes em Berlim
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores esteve, de 21 A 23 de Outubro, à cidade de Berlim, na Alemanha, a fim de participar na XI Sessão Plenária da Conferência das Assembleias Legislativas Europeias (CALRE).
Esta conferência, segundo nota informativa enviada à nossa redacção, realizou-se numa fase decisiva do processo de integração europeia e depois ainda do Conselho Europeu ter acordado convocar uma conferência dos Governos que, até ao final do próximo ano, deverá culminar num Tratado de Reforma Europeu.

Escola de Ballet para crianças a partir dos 4 anos

quinta-feira, 18 de outubro de 2007


São 22 as crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 8 anos que estão inscritas na Escola de Ballet, um projecto da professora de ballet Aline Despres e do professor de piano Marcello Guarini.
Esta escola vai proporcionar às crianças aulas de dança clássica e dança criativas com pianista acompanhador.
Tribuna das Ilhas conversou com estes dois profissionais da música e da dança, e apurou que “este projecto surgiu porque muitos pais perguntavam quando haveria aulas de ballet para os mais pequenos, uma vez que no Conservatório só existe para crianças a partir dos seis anos.”
A Professora Aline disse à nossa reportagem que “muita gente veio falar comigo, isto já há cerca de 3 anos a esta parte. É muito positivo que as crianças comecem já as aulas pois é a idade ideal para despertá-las para a música e para a dança. É sempre uma mais valia para as crianças frequentarem actividades deste género, primeiro porque ganham uma experiência e conhecimentos muito gratificantes, não só em termos musicais como na forma de estar na vida. Desde cedo que têm que aprender a estar em palco, a lidar com o público, exigência cada vez maior na nossa sociedade.”
A adesão da população a este projecto foi muito boa, mas, de acordo com estes responsáveis, ainda poderão ser aceites mais inscrições.
As aulas vão decorrer aos sábados de manhã no Teatro Faialense, “o espaço excelente, quer pela sua localização, quer pela sua estrutura”, frisa Marcello Guarini.
Estes professores disseram ainda ao Tribuna das Ilhas que “vamos mostrar aos pais todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano com um espectáculo final. No entanto vão acontecer aulas abertas aos pais, mas só no final vão poder ver os resultados.”

2º CONCURSO FOTOGRÁFICO MEDIAT

Na sequência de uma primeira edição que em 2006 esteve na origem do núcleo fundador de uma colecção contemporânea de fotografia dos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias, está em curso o 2º Concurso Fotográfico da Macaronésia Europeia.
Esta é uma iniciativa do âmbito do Mediat-Memória Digital Atlântica, projecto de cooperação inter-regional embrionário do Arquivo de Imagem dos Açores, em que são parceiros da Direcção Regional da Cultura, o Photographia-Museu Vicentes, do Funchal, e o Centro de Fotografia Isla de Tenerife.
Na primeira edição foram premiados o fotógrafo German Paez, da Gran-Canária, a artista plástica madeirense Catarina Pestana e o designer gráfico e fotógrafo dos Açores António Araújo.
Em 2007 o concurso, que a partir de 2009 deverá assumir uma regularidade bienal e passar a integrar o arquipélago de Cabo Verde, procura consolidar o processo de criação de uma colecção inter-regional, não apenas como instrumento de dinamização da fotografia enquanto registo documental de autor e como meio de expressão criativa, mas também como instrumento facilitador da continuidade da cooperação entre os arquipélagos atlânticos após o encerramento em Junho de 2008 do projecto Mediat, financiado pelo FEDER no âmbito do programa de Iniciativa Comunitária INTERREG III B.
Com um prazo de apresentação de trabalhos concorrentes até 30 de Novembro de 2007 na Direcção Regional da Cultura, o 2º Concurso Fotográfico da Macaronésia Europeia, cujo formulário de candidatura e regulamento estão disponíveis na Internet no site www.mediat-mac.com, adopta como tema a identidade social, cultural e geográfica dos três arquipélagos atlânticos, quer na perspectiva documental quer numa óptica criativa, podendo participar autores nacionais ou estrangeiros, residentes nos Açores, Madeira e Canárias, sendo aceites a concurso imagens inéditas de origem claramente fotográfica, sem distinção das técnicas utilizadas.
A divulgação dos autores premiados terá lugar no Funchal na primeira semana de Dezembro de 2007, sendo o júri do concurso constituído por representantes das entidades promotoras do projecto MEDIAT e três personalidades prestigiadas no campo da fotografia, dando lugar os trabalhos premiados à itinerância inter-regional de uma exposição colectiva a partir de Março de 2008, integrada nas designadas “Semanas da Fotografia”. As obras premiadas ficam a pertencer às entidades oficiais promotoras do concurso e passam a integrar a Colecção Contemporânea de Fotografia da Macaronésia, o que implica o direito de as reproduzir e difundir, sem prejuízo da exclusiva propriedade das matrizes das obras, por parte dos autores.

III Divisão – Série Açores - FSC estreia-se nas vitórias

O Fayal Sport Club alcançou, no passado fim-de-semana, a sua primeira vitória no Campeonato Regional da III Divisão da Série Açores.
Os verdes da Alagoa entraram em campo com uma formação diferente do habitual mas isso não veio trazer significativas diferenças, pelo menos no que diz respeito ao marcador.
O Juventude Lajense também não se mostrou muito ofensivo, e o marcador registou o nulo até quase ao final, aos 77 minutos, Henrique assumiu a responsabilidade de bater um livre no flanco esquerdo, muito perto da bandeirola de canto. A bola saiu a preceito e Vitinha, que se estreou pelo Fayal Sport cabeçeou para o fundo da baliza de Hugo.

Ficha técnica
Árbitro: Daniel Cardoso (AF Aveiro).
Auxiliares: João Silva e Nélson Cardoso.
Fayal Sport: Renato Capaz; Marco Anselmo (Carlos Barbosa, 74), Paulo Fraga, Nelson Bettencourt e João Céu; Orlando, Álvaro Silveira, João Pinhal e Fernando Pacheco (Rosinha, 67); Vitinha e Pedro Rodrigues (Henrique, 68).
Treinador: Manuel Monteiro.
Lajense: Hugo; Leandro, David, Ponta Garça e Mário João, Sérgio, Bruno e Paulo Henrique (Asprilla, 82); Cláudio, Daniel (Carlos Manuel, 71) e Fábio.
Treinador: Nuno Janeiro.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador: Vitinha (77).
Disciplina: cartão amarelo para João Céu (27), João Pinhal (36), Nelson Bettencourt (83) e Henrique (90+2). Cartão vermelho para Cláudio (79).

UM NAVEGADOR SOLITÁRIO por Francisco Hegidio Amante


O grande pregador português, Padre Antônio Vieira, certa vez, fugindo de seus memoráveis “Sermões”, criou uma máxima que nos mostram que realmente existem essas pessoas: “Há homens que são como as velas, sacrificam-se, queimando-se, para dar luz aos outros!”
E é exactamente o que se pode dizer desse “Navegador Solitário”, atravessando o Oceano Atlântico em seu “Hermingway”, e chegando aqui em Florianópolis, com escala apenas em Cabo Verde. Refiro-me a Genuíno Madruga, um açoriano que, a semelhança de seus antepassados, que migraram para nossas terras, e deixaram uma valiosa herança cultuada até os nossos dias.
Mas Genuíno não veio para ficar. Seus objetivos são mais ousados, pois está a atravessar o mundo, como fez outro grande português há séculos, o navegador Fernão de Magalhães.
Estivemos presentes na sua chegada na marina do Iate Clube Veleiros da Ilha, exatamente às 15,00 horas d último dia 10 de outubro, numa festiva recepção, digna dos maiores heróis. Muitas pessoas prestigiaram a cerimônia, como a representante do Senhor Governador do Estado, o Cônsul Honorário de Portugal em Santa Catarina, familiares de Genuíno que aqui residem, representantes da imprensa, açorianos e componentes das representações locais da Casa dos Açores, um Grupo de Escoteiros do Mar da Ilha dos Guarás e um grande número de pessoas que sabiam da trajetória do navegador.
Antes, porém, ao adentrar na Baía Sul, na altura de Ponte Hercílio Luz, o Hermingway foi abordado por uma embarcação procedente da de São José, cidade limítrofe de Florianópolis, trazendo a bordo o Senhor Secretário da Cultura, dando as boas vindas e entregando à Genuíno um bandeira de seu município e a do Estado de Santa Catarina.
Os familiares de Genuíno ali presentes residem no vizinho Estado do Rio Grande do Sul, a viajaram cerca de seiscentos quilômetros para homenagear seu querido parente.
A estada de Genuíno em Florianópolis será revestida de merecidas homenagens. Por outro lado, o navegador terá a oportunidade de dissertar acerca de sua aventura no mar, as descobertas, as dificuldades, a solidão do Atlântico e, sobretudo, explicar os seus objetivos e os próximos passos de sua heróica viagem.
Finalmente, é preciso destacar que esta é a segunda viagem de Genuíno. A primeira realizou com absoluto êxito no ano de 2000, permanecendo no mar por cerca de dois anos.
Finalmente, é preciso assinalar que o Jornal Tribuna das Ilhas tem apresentado matérias semanalmente acerca dessa viagem, que com certeza farão parte dos anais da história da navegação portuguesa, ao lado dos grandes descobridores que há séculos singraram os mares e dignificando a coragem e a destreza do povo lusitano. Para os Açores, esse nativo do Pico escreverá com letras douradas, uma página importantíssima, na história desse povo pujante, de quem temos orgulho de descender.


Texto gentilmente cedido por Francisco Hegídio Amante

Andebol - Noite infeliz no Pavilhão da Horta

A Liga Halcon não começou da melhor forma para o Sporting Clube da Horta.
Quatro derrotas em cinco jogos é o saldo dos faialenses que, no passado sábado, perderam com o Benfica, num jogo em casa.
A formação de Filipe Duque saiu derrotada por 28-31 com 15-15 ao intervalo.
A primeira parte foi equilibrada com as duas equipas a alternarem o comando no marcador, verificando-se uma igualdade a quinze golos ao intervalo sem que até aí qualquer uma delas tenha conseguido uma vantagem superior a dois golos.
Depois do descanso o Benfica surgiu com outra disposição e à medida que os minutos foram passando conseguiu distanciar-se no resultado.
Os três golos de diferença (21-24) assinalaram a superioridade dos “encarnados” que a partir daí não mais deixaram de controlar as operações, gerindo a vantagem até ao final do segundo tempo.
Não foi uma noite feliz, e no final o marcador assinalou a derrota frente ao SL Benfica por 28-31.
Apesar da derrota, há que acreditar, pois à semelhança do jogo com o FC Porto, o grupo mostra que tem qualidade.
Uma vitória frente a um dos candidatos será certamente o tónico que esta equipa precisa para fazer um bom campeonato.


5ªJornada - Liga Halcon
ISAVE - 27; FC Porto/Vitalis - 28
Liberty S. Bernardo - 27; Águas Santas - 22
SC Horta - 28; SL Benfica - 31
ABC Braga - 29; Madeira/ACF - 22
SC Portugal - 29; SC Espinho - 26

FESTA DOS CAVALEIROS 2007


Pelo segundo ano consecutivo realizou-se na freguesia do Salão, nos dias 6 e 7 de Outubro, a Festa dos Cavaleiros.

No Sábado, reuniram-se na Casa de Merendas do Parque de Campismo do Salão, mais de duas dezenas de cavaleiros de toda a ilha, num convívio. A noite foi preenchida com um baile no Polivalente do Salão com a "Turma do Rodeio".
A tarde de domingo foi preenchida com um desfile de Cavaleiros e Carros de Bois enfeitados a rigor para a ocasião. Quatro dois seis carros transportaram da Lomba até junto ao Polivalente as caixas onde se encontravam os animais para a Tourada. Após alguns atrasos, seguiram em cortejo através da Estrada Regional até local da festa, onde por volta das 16h00, já se encontravam algumas centenas de pessoas para presenciar o espectáculo.
Após o cortejo seguiu-se a Tourada, contando com um total de quatro fêmeas a correr uma de cada vez, a primeira a sair foi a Patrícia, seguida da Tarraçada, da Marcheira e por fim da Rosa Mota. Todos estes animais pertencem à Ganadaria Fernando Bettencourt, da Prainha do Norte, ilha do Pico.
Seguiu-se a entrega de prémios, uma surpresa para todos os espectadores, e novidade inserida nos festejos pela Junta de Freguesia do Salão, contando com o apoio de diversas entidades. O júri era composto por: José Eduardo Pires, Evaristo Rosa e Veneranda Alvernaz .
MELHOR CAVALEIRO:
1º lugar - Carlos Escobar - Taça patrocinada por Salão Car de Luís Medeiros
2º lugar - Marco (Feteira) - Taça patrocinada por José Bettencourt

* MELHOR CAVALEIRO JOVEM
1º lugar- Marcelo Silva - Taça patrocinada por Elisabete Silva

* MELHOR CAVALEIRO VETERANO
1º lugar - José Silveira Dutra - Taça patrocinada por Elisabete Silva

* MELHOR CARRO DE BOIS
1º lugar - José Manuel Furtado -Taça patrocinada por Auto César de César Quadrado
2º lugar- Avelino Silva - Taça patrocinada por Jorge Gomes

*MELHOR CAPINHA
1º lugar - Asdrubal Cabral (pela sua agilidade e poder imaginativo) - Taça patrocinada por Auto Reparações Arnaldo Abreu de Arnaldo Abreu



Bernardo Sasseti, José Salgueiro e Nelson Cascais deslumbraram no Teatro Faialense


Bernardo Sassetti, José Salgueiro e Nelson Cascais estiveram no passado fim-de-semana na ilha do Faial, para um espectáculo, que se realizou no sábado, no Teatro Faialense, pelas 21h30, inserido no programa cultural da Câmara Municipal da Horta “Outubro em Música”.
Organizado pela Hortaludus com o apoio do Município, o espectáculo contou, de acordo com diversos críticos, com “uma das formações mais estáveis do jazz português em actividade”.
No palco do Teatro Faialense passaram temas do álbum “Indigo”, mas a maioria pertenceu ao último trabalho denominado “Ascent”, uma mistura de sons numa autêntica alegoria de sentimentos.


Bernardo Sassetti
Nasceu em Lisboa em Junho de 1970. Iniciou os seus estudos de piano clássico aos nove anos com a professora Maria Fernanda Costa e, mais tarde, com o professor António Menéres Barbosa, tendo frequentado também a Academia dos Amadores de Música. Dedicou-se ao Jazz, estudando com Zé Eduardo, Horace Parlan e Sir Roland Hanna. Em 1987 começa a sua carreira profissional, em concertos e clubes locais, com o quarteto de Carlos Martins e o Moreiras Jazztet; participa em inúmeros festivais com músicos tais como Al Grey, John Stubblefield, Frank Lacy e Andy Sheppard. Desde então, nos primeiros 15 anos de carreira, apresenta-se por todo o mundo ao lado de Art Farmer, Kenny Wheeler, Freddie Hubbard, Paquito D´Rivera, Benny Golson, Curtis Fuller, Eddie Henderson, Charles McPherson, Steve Nelson, integrado na United Nations Orchestra e no quinteto de Guy Barker com o qual gravou o CD "Into the blue" (Verve), nomeado para os Mercury Awards 95- Ten albuns of the year. Em Novembro de 1997, também com Guy Barker, gravou "What Love is", acompanhado pela London Philarmonic Orchestra e tendo como convidado especial o cantor Sting.
Como compositor destacam-se as suites "Ecos de África", "Sons do Brasil", "Mundos", "Fragments (Of Cinematic Illusion)", "Entropé" (para piano e orquestra) e "4 Movimentos Soltos" (para piano, vibrafone, marimba e orquestra). O seu primeiro trabalho discográfico como líder, Salsetti (Groove/Movieplay), foi gravado em Abril de 1994 com a participação de Paquito D’Rivera, o segundo, Mundos (Emarcy/Polygram), em Janeiro de 1996; "Nocturno", lançado pela editora Clean Feed em 2002, foi distinguido com o 1º prémio Carlos Paredes. "Indigo" e "Livre" são outras das suas mais recentes gravações de piano solo para a mesma editora.
Dedica-se regularmente à música para cinema, tendo realizado vários trabalhos nos quatro últimos anos, de entre os quais se destaca a sua participação no filme do realizador Anthony Minguella - "The Talented Mr. Ripley" (Paramount/Miramax). Para este projecto gravou "My Funny Valentine" com o actor Matt Damon, entre outros temas. Compôs igualmente, em parceria com o trompetista Guy Barker, uma série de temas para serem apresentados na Premiére deste filme realizada em Los Angeles, Nova Iorque, Chicago, Berlim, Paris Londres e Roma.
Os seus mais importantes trabalhos de composição para cinema são os seguintes: "Maria do Mar" de Leitão Barros, "Facas e Anjos" de Eduardo Guedes, "Quaresma" de José Álvaro Morais, "O Milagre Segundo Salomé" de Mário Barroso, "A Costa dos Murmúrios" de Margarida Cardoso, "Alice" de Marco Martins (por estrear), o documentário "Noite em Branco" de Olivier Blanc e a curta-metragem "As Terças da Bailarina Gorda" de Jeanne Waltz. Como solista, participou também no filme "Pax" de Eduardo Guedes e na curta-metragem "Bloodcount" de Bernard McLoughlan.
Como concertista, no tempo presente, apresenta-se em piano solo, em trio com Carlos Barretto e Alexandre Frazão ou em duo com o pianista Mário Laginha, com quem gravou os CD's "Mário Laginha/Bernardo Sassetti" e "Grândolas" (uma homenagem a Zeca Afonso e aos 30 anos do 25 de Abril).
De entre muitos discos gravados (como solista, acompanhador e compositor) podem destacar-se os seguintes: Conrad Herwing e Trio de Bernardo Sassetti - "Ao vivo no Guimarães jazz"; Orquestra Cubana Sierra Maestra - "Dundumbanza" e "Tibiri tabara"; Carlos Barreto - "Impressões" e "Olhar"; Carlos Martins com Cindy Blackman - "Passagem"; Luis Represas - "Cumplicidades"; Carlos do Carmo "Ao vivo no Coliseu"; Guy Barker - "Into the blue", "Timeswing" e "What love is"; Perico Sambeat - "Perico"; Guillermo McGill - "Cielo" e "Oración"; Tetvocal - "Desafinados"; Djurumani - "Reencontro" e Andy Hamilton - "Jamaica by night", entre muitos outros.

Maria João – Mulher de Fé - De Armando Amaral

terça-feira, 16 de outubro de 2007


Recebemos na nossa redacção a obra “Maria João – Mulher de Fé”, da autoria de Armando Amaral.
Esta obra, de acordo com o autor, surge “lembrando a minha saudosa esposa e mãe de meu filho, este livro, começado em Agosto de 2006 na Horta, cidade onde viveu meia vida”.
O seu filho, Constantino Amaral frisa também que “neste pequeno livro de memórias também gostava de deixar meu depoimento singelo. Como Mulher de Fé, não tenho dúvidas de que marcou muito (...) neste livrinho está bem patente a maneira exemplar como devem ser todos os casais.”
Este é um livro de saudade, de homenagem, de reconhecimento.

“Campanha SOS Cagarro” já começou


A “Campanha SOS Cagarro” arrancou na passada semana nos Açores, com diversas iniciativas que visam envolver as pessoas no salvamento de cagarros juvenis junto às estradas e nas suas proximidades.
A iniciativa, que se prolonga até finais de Novembro, é da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e conta com a colaboração da Rede Regional de Ecotecas e o envolvimento de diversas outras entidades, de entre as quais se destacam, pelo seu papel activo no terreno, os Vigilantes da Natureza.
No Faial, o arranque da campanha foi assinalado com a distribuição e divulgação de materiais informativos e promocionais, entre os quais se incluem o livro infantil “História do Zeca Garro, o CD sobre a exposição “A Madrugada das Cagarras”, ambos para venda, e o folheto “Guia de Conduta para o Salvamento de Cagarros”, de distribuição gratuita.
Ainda durante este mês, a Ecoteca do Faial realizará a exposição de som e imagem “A Madrugada das Cagarras”, no Centro do Mar, na cidade da Horta.
De 26 a 29 de Outubro, serão levadas a cabo “Oficinas de Conto Infantil” nos jardins-de-infância “O Castelinho, na Horta, e de Castelo Branco, eventos durante os quais serão oferecidos às crianças exemplares da “História do Zeca Cagarro”.
Apresentações explicativas sobre a protecção dos locais de nidificação e ninhos de cagarros e largada de aves são outras das actividades programadas pela Ecoteca do Faial.
A Campanha SOS Cagarro existe nos Açores há cerca de 16 anos, sendo que no Faial este é o 12.º ano em que se desenvolve. Tem como objectivo envolver as pessoas no salvamento dos cagarros juvenis junto às estradas e na sua proximidade. De acordo com dados estatísticos, alguns dos cagarros juvenis salvos nos Açores há mais de 7 anos já regressaram ao nosso arquipélago para acasalar e ter as suas crias.
De acordo com as entidades envolvidas nesta campanha, os cagarros são alvo de várias ameaças, de entre as quais tem particular incidência a destruição do habitat de nidificação, através da introdução de plantas e animais exóticos, do crescimento urbano e da rede de estradas litorais; a captura e morte de adultos e crias para obtenção de isco, para alimentação ou por vandalismo e a elevada mortalidade, na época do Outono, associada ao atropelamento e colisão de cagarros juvenis em estradas e localidades.Apesar dos Açores possuírem a maior população mundial da subespécie Calonectris diomedea borealis, a população europeia de cagarros encontra-se em estado de conservação desfavorável e tem vindo a decrescer nas últimas décadas.

Porque é tão importante a conservação das aves marinhas dos Açores?
As aves marinhas são provavelmente o grupo de organismos marinhos mais bem estudado, encontrando-se numa posição privilegiada para serem utilizadas como indicadoras do estado de qualidade do meio marinho. Durante milénios o homem utilizou as aves no mar para localizar cardumes de peixe e mamíferos marinhos e os pescadores de atum nos Açores ainda o fazem, de Maio a Outubro, procurando os cagarros em mar aberto. As ilhas oceânicas afastadas das fontes poluentes, como os Açores, têm-se revelado o local adequado para determinar as tendências globais da contaminação das cadeias alimentares, através da monitorização dos níveis de poluentes presentes nas aves marinhas. Caracterizadas por baixas taxas de reprodução, maturidade sexual tardia e baixa fecundidade, as aves marinhas revelam-se particularmente sensíveis à perturbação e exploração humanas. Hoje em dia a maior parte das populações de aves marinhas dos Açores encontram-se limitadas a pequenos ilhéus perto da costa e o cagarro constitui a única espécie que nidifica com regularidade na zona costeira das ilhas. Esta situação aumenta o grau de vulnerabilidade das populações de aves marinhas, uma vez que parece não existirem locais alternativos que reunam as condições necessárias para a reprodução destas espécies e exige a elaboração de planos de acção para grande parte das colónias de aves marinhas.

A Vida do Cagarro
Em Outubro, os cagarros juvenis, já com o tamanho e a plumagem de cagarros adultos, são abandonados no ninho pelos seus progenitores, que migram para o Hemisfério Sul, onde permanecem durante o Inverno. Sozinhos, os cagarros juvenis saem do ninho pela primeira vez, a partir de meados de Outubro, em direcção ao mar. No mar, procuram alimento e iniciam o seu primeiro grande voo de muitas centenas de quilómetros, para Sul. Em alto mar, passarão o Inverno com outros cagarros da colónia.
No percurso do ninho até ao mar, os cagarros juvenis, enfrentam muitos perigos. Um dos principais perigos são as estradas. Os cagarros são atraídos pelas luzes artificiais dos automóveis, das habitações e das estradas, sobretudo em noites escuras. Ao atravessarem as estradas, os cagarros ficam encandeados pelas luzes e podem ser atropelados pelos carros.
Os cagarros passam o Inverno em alto mar, no oceano Atlântico. Tal como os albatrozes, ou outras aves marinhas, possuem diversas características morfológicas adaptadas a este modo de vida: o corpo leve, as asas longas, estreitas e flexíveis, as patas com membranas interdigitais e as glândulas tubulares, associadas às narinas, que expelem o sal da água do mar. Os cagarros podem deslizar sobre o mar durante horas, praticamente sem bater as asas. As asas mantidas tensas, estiradas e mais ou menos arqueadas permitem efectuar um voo planado em ziguezague por entre as ondas do mar, ou imediatamente acima destas, consoante a velocidade do vento, reduzindo assim o efeito do atrito e poupando energia. O alimento (peixes, lulas e crustáceos) é procurado com o auxílio da visão e do olfacto, de dia ou de noite, em vastas áreas do oceano, por vezes em associação com golfinhos e atuns. Os cardumes de peixe perseguidos pelos golfinhos e pelos atuns que fogem em direcção à superfície são mais facilmente capturados pelos cagarros, uma vez que estes mergulham geralmente a baixa profundidade. O seu bico, direito e com a ponta em forma de gancho, facilita a captura das presas.
O cagarro, pertence à Ordem dos Procellariiformes, grupo formado por espécies de aves marinhas pelágicas, que passam grande parte do seu ciclo de vida no mar, vindo a terra apenas durante a época de reprodução, para nidificar. Março é o mês do regresso dos cagarros aos Açores, depois de uma longa ausência nos mares do Hemisfério Sul. Os cagarros começam desde logo por visitar as colónias de anos anteriores, situadas em ilhéus, falésias e arribas costeiras, sempre durante a noite, possivelmente para protecção contra eventuais predadores.
Ao final da tarde, agregam-se em grandes grupos, a que os ornitólogos chamam “jangadas”, e ficam pousados silenciosamente no mar junto à costa, perto da sua colónia. Quando o grupo se encontra todo reunido regressam finalmente à colónia emitindo os interessantes cantos e vocalizações que lhes são tão característicos, fazendo lembrar o coaxar de uma rã ou por vezes o miar de um gato. A vocalização do macho é mais aguda e prolongada do que a vocalização da fêmea.
Em Abril e Maio, durante a noite, os cagarros já com o seu parceiro reencontrado, com o qual permanecem toda a vida, aumentam a frequência das suas visitas a terra, onde namoram, acasalam e preparam o ninho onde o ovo será colocado. O namoro inclui comportamentos complexos de reconhecimento e de consolidação do casal, e geralmente envolvem muita actividade vocal. O ninho dos cagarros pode ser escavado no solo pela própria ave ou instalado em cavidades naturais de rocha vulcânica. Tem normalmente mais de um metro de profundidade, por forma a proteger o ovo e a cria de
possíveis predadores.
Em finais de Maio, a actividade das colónias mantém-se e as fêmeas voltam ao seu ninho para pôr um único ovo. O ovo é branco e será incubado durante 55 dias, alternadamente pelo macho e pela fêmea, em turnos de 2 a 8 dias. Se o ovo se perder, as fêmeas não têm capacidade de pôr outro nesse ano.
No final de Julho a cria eclode, cinzenta e felpuda, crescendo muito depressa. O seu peso inicial multiplica-se por 10 em apenas cerca de 1 mês.
Ao longo dos dias, o casal desloca-se alienadamente entre a colónia e o mar para alimentar a cria em crescimento. Por vezes, o alimento das crias é entregue já parcialmente digerido, sob a forma de óleo, regurgitado no seu bico aberto.
Apesar do seu aspecto frágil e atractivo, estas crias têm uma importante missão a cumprir: assegurar a perpetuação da população, que se encontra num estado de conservação desfavorável, tendo mesmo vindo a decrescer nas últimas décadas. As crias não devem ser perturbadas nos ninhos, por muito bem intencionadas que as pessoas possam ser. Os ninhos de cagarros devem ser evitados e as crias não podem de forma alguma ser manipuladas.
Durante o mês de Agosto cada cria recebe dos pais refeições de cerca de 60 gramas, 2 vezes em cada 3 dias, criando importantes reservas de gordura. A cria irá permanecer com o casal de progenitores durante cerca de 3 meses. Virá a ter uma vida longa, que poderá ir até aos 40 anos de idade, atingindo a maturidade sexual por volta dos 7 ou 8 anos, altura em que regressará aos Açores para se reproduzir pela primeira vez.
O cagarro tem uma maturidade sexual tardia e baixa fecundidade (cada casal tem apenas uma cria por ano), por isso é mais sensível à perturbação e exploração humanas. É assim urgente impedir a destruição do seu habitat de nidificação, bem como a captura e a morte de adultos e crias. Esta prática continua a ser comum em algumas ilhas, seja para obtenção de isco, para alimentação ou por puro vandalismo.
Os Açores têm um papel muito importante na conservação mundial desta espécie emblemática, pois o arquipélago recebe todos os anos a maior população de cagarros do planeta.

O que fazer?
Quando circular à noite, em estradas junto à costa, conduza com precaução, e sempre que encontrar um cagarro na estrada proceda da seguinte forma: Aproxime-se lentamente do Cagarro, usando luvas; com calma e segurança cubra o corpo do Cagarro com um casaco, uma manta ou uma toalha. Sem o magoar, segure o Cagarro pelo pescoço e pela cauda, por forma a envolver todo o seu corpo. Coloque-o numa caixa de cartão, com cuidado. Mantenha-o na caixa durante a noite, em local tranquilo e escuro. Liberte o Cagarro na manhã seguinte, junto ao mar, pousando-o com cuidado no chão. Não se preocupe se a ave levar algum tempo a reagir e a voar para o mar, pois ela continuará a sua viagem quando se sentir preparada. Caso não seja possível transportar e manter o cagarro numa caixa de cartão, liberte-o nessa mesma noite, numa zona junto à costa, com reduzida iluminação artificial. Actue apenas quando souber exactamente como proceder. Se, por qualquer motivo, tiver dificuldades em executar o salvamento, contacte os Vigilantes da Natureza.

A nível regional

No âmbito desta campanha, a Ecoteca do Pico leva a efeito a exposição “A Madrugada das Cagarras”, a qual percorrerá as vilas das Lajes (Museu dos Baleeiros, 1 a 7 de Outubro), de São Roque (Centro Multimédia, de 8 a 28 de Outubro) e da Madalena (Museu do Vinho, 29 de Outubro a 18 de Novembro).
Durante os meses de Outubro e Novembro, aquela ecoteca organizará, ainda, diversas visitas escolares e oficinas de exploração da “História do Zeca Garro”.
Já na ilha Graciosa, a ecoteca local promove, este mês, a realização de um programa de rádio intitulado “Espaço SOS Cagarro”, procedendo igualmente à distribuição de caixas de salvamento das aves pelas várias entidades parceiras e à sensibilização escolar para esta temática.
A Ecoteca da Ribeira Grande, por seu turno, organiza até Novembro diversas visitas escolares com o objectivo de contribuir para o salvamento de jovens cagarros e alertar para a necessidade de defesa de espécies em perigo, ao mesmo tempo que divulgará informação referente às aves marinhas e promoverá diversas exposições e palestras junto das escolas do concelho.
Em Santa Maria, o programa organizado pela ecoteca local tem como pontos marcantes a realização de um programa radiofónico com os alunos que participam na “brigada nocturna” de salvamento das aves e pintura de um painel com alunos da Escola Básica Integrada de Santa Maria.
Quanto à Ecoteca de São Jorge, as acções programadas vão privilegiar a recolha e libertação de cagarros e as visitas aos estabelecimentos de ensino que solicitaram a realização do “Módulo de Actividades de Educação da Campanha SOS Cagarro”.

Sorteio III Eliminatória

Já é conhecida a terceira eliminatória da Taça de Portugal, que conta com a presença das equipas da Liga de Honra.
Ao Fayal Sport calhou em sorte o Sertanense, equipa que milita na III Divisão Nacional Série D e que actualmente se encontra em 5.º lugar, ao fim de quatro jornadas disputadas.
O jogo será no Campo de Jogos Dr. Marques Santos, na Sertã, estando marcado para o dia 18 de Novembro.

Sorteio:
Sertanense - Fayal
Monsanto - Esmoriz
Sanjoanense - Camacha
Freamunde - Pampilhosa
Penalva do Castelo - Torre Moncorvo
Cova da Piedade - Sesimbra
Machico - Padroense
Fafe - Juventude de Évora
Cacém - Real
Barreirense - Aves
Penafiel - Varzim
Gondomar - Feirense
Beira-Mar - Amarante
Lagoa - Pinhalnovense
Oliveira do Bairro - Santa Clara
Torreense – 1.º Dezembro
Portosantense - Moreirense
Covilhã - Vizela
Tourizense - Atlético
Mondinense - Pontassolense
Micaelense - Valdevez
Satão - Operário
Nelas - Valecambrense
União da Serra - UD Oliveirense
Maria da Fonte - Carregado
Lusitânia - Caldas
Rio Ave - Odivelas
Rebordosa - Trofense
Cartaxo - Serzedelo
Fátima - Rio Maior
Merelinense - Anadia
Abrantes - Espinho
Leça - Chaves
Messinense - Tirsense
Monção - Infesta
Marinhas - Louletano
Fiães - Portimonense
Gil Vicente - Estoril-Praia
Clubes isentos: Olhanense e Tocha

Rabo Peixe brilhou na Alagoa

O Fayal Sport Clube recebeu e perdeu com o Rabo de Peixe por quatro bolas a zero no jogo do passado fim-de-semana.
Os visitantes entraram bem no jogo e logo aos dois minutos, por intermédio de Mauro, inauguraram o marcador.
O Fayal Sport perdeu o norte e nunca conseguiu dar a volta ao marcador, até porque com a forte pressão dos micaelenses, foi forçado a jogar sempre na defensiva.
Lelé, que fez o cruzamento para o primeiro golo, à passagem do minuto 67, encheu o pé e fez o segundo golo.
Luís Freitas foi batido pela terceira vez aos 72 minutos, desta feita por Márcio Lima.
O quarto golo dos visitantes surgiu já no tempo de compensação, novamente por Mauro.


Ficha técnica
Árbitro: Pedro Vilaça (Porto).
Auxiliares: António Oliveira e Alexandre Birra.
Fayal Sport: Luís Freitas; Sandro Paz (César Augusto, 46), Paulo Fraga, Nelson Bettencourt e Cádio Dias (Rosinha, 63); Orlando, Álvaro Silveira, João Pinhal e Fernando Pacheco; Carlos Barbosa e Henrique.
Treinador: Manuel Monteiro.
Rabo de Peixe: Bruno Andrade; Paulinho (Pedro Raposeiro, 70), Rui Manuel, Gonçalves e José Manuel; Viana, Ia Ia e Márcio Lima (Luís Flor, 80); Lelé, Vítor Vieira (Márcio Moniz, 64) e Mauro.
Treinador: Jaime Vieira.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: Mauro Carvalho (2), Lelé (67), Márcio Lima (72) e Mauro Carvalho (90+4).
Disciplina: cartão amarelo para Cádio Dias (6), Paulinho (33), Fernando Pacheco (52), Lelé (64), Orlando (67), Rui Manuel (74), Viana (75) e Álvaro Silveira (88).

Versa Training, Pilates, Combat, Hip Hop, Latina e Ragga


Estão a decorrer no Ginásio Verde Mar aulas de grupo em várias disciplinas, como sejam versa training, pilates, combat, hip hop, latina e ragga.
Estas aulas surgiram recentemente no Faial por intermédio de Lisa Medeiros, uma recém-formada de desporto, na vertente de Condição Física da Escola Superior de Desporto.
Tribuna das Ilhas quis saber mais sobre estas aulas e foi conversar com Lisa Medeiros que se mostrou satisfeita com a adesão da população faialense, no seu todo mulheres, às suas aulas.
Os alunos de Lisa Medeiros situam-se na faixa etária dos 30 anos, “não esperava tanta adesão e vejo isso com alguma felicidade pois só demonstra que o meus objectivos e os objectivos dos profissionais que trabalham neste área, que passam por proporcionar às pessoas exercício físico seguro e de uma forma lúdica; estão a ser alcançados. Não pensava que as pessoas estivessem tão despertas para a actividade física, o que mostra que já existe uma alteração de mentalidade face à importância do exercício físico. É preciso ter em mente que o exercício faz falta a toda a gente e a maioria da população já se está a mentalizar desses benefícios.”
Lisa Medeiros disse ainda à nossa reportagem que tem em mente formar um grupo de jovens para dançar hip hop, apesar de não ser o escalão etário com quem gosta mais de trabalhar. “Gosto mais de trabalhar com idosos, mas gostei muito da experiência com os jovens porque é enriquecedor. É bom vê-los a começar com pouca coordenação e acompanhar o seu desenvolvimento e fazer coisas bastante engraçadas. Penso que a adesão vai ser boa, uma vez que até já existem pais que inscreveram os seus filhos.”
Esta jovem tem como ponto de eleição o trabalho com os idosos, “é uma população muito simpática e são pessoas que estão sempre prontas para ouvir. Estagiei com um grupo de idosos diabéticos e fiquei muito ligada a eles.”
A oportunidade de trabalhar no Verde Mar surgiu por proposta da professora ao proprietário do mesmo, “já conhecia aquele ginásio e tinha pena de estar fechado porque é uma das poucas salas com excelentes condições desde o solo, acústica, espelhos, material e balneários”.
“Gostava de continuar a trabalhar nesta área e desenvolver o trabalho que estou a desenvolver. Se comecei com 50 em Julho quero acabar com os mesmos 50” – sublinha esta profissional.

Actividades desenvolvidas:
Versa training – actividade que tem como objectivo o trabalho quer da componente cardiorespiratória, através de exercícios aeróbios como a aeróbica, o step, o combat, a latina e o hip hop, quer da componente musculo-esquelética através de exercícios de resistência muscular, nomeadamente exercícios de localizada.
Combat – modalidade relativamente recente que combina o treino técnico das artes marciais com o fitness. Assim, existem posições de defesa, como os esquivas ou defesas com contacto, as posições base e as posições de ataque. Tais como os socos, pontapés, joelhadas, cotoveladas e cabeçadas.
Latina – É uma actividade que visa a melhoria da condição física em geral, e da componente cardiovascular em particular, através de coreografias elaboradas ao som de ritmos latinos, com movimentos básicos e divertidos.
Hip hop/ragga – Tem como principal objectivo a componente cardiovascular, proporcionando uma boa condição física. Além disso é uma modalidade que implica orientação espacial, coordenação e consciencialização corporal.
Pilates – actividade relaxante, que visa principalmente a melhoria da postura, a consciencialização corporal, através da descoberta de músculos que se encontram adormecidos durante o nosso dia-a-dia. Conhecer o nosso corpo e mcomo ele deve estar, são os objectivos de Joseph Pilates.

Quem é Lisa Medeiros?
Lisa Josete Maciel de Medeiros nasceu em 1985 em São Roque do Pico. Aluna do 4º Ano do Curso de Desporto, variante Condição Física da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, ano lectivo 2006/2007 e Bacharel no curso de Desporto, variante Condição Física da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, ano lectivo 2005/2006;
Foi aluna do curso de Matwork (Pilates) no Pilates Institute, tem a Certificação “Nutrição e Suplementação” do Centro Estudos de Fitness, tem o Curso de Personal Trainer do Centro Estudos de Fitness e ainda Formação Básica de Socorrismo na Cruz Vermelha Portuguesa.
Participou em vários Workshops: “Dores na coluna? Causas. Que soluções?” – XVI Convenção Internacional Promofitness Sport Zone do Porto; “Abdominais sem limites” – XVI Convenção Internacional Promofitness Sport Zone do Porto; “Deck reebok”; “Sitting Exercises”; “Reebok Flexible Strength”; “Contrologia Funcional”; “Elaboração de programas para desvios posturais”; “A mamã e a sala de exercício” na Convenção Internacional CEF Outono 2006. Para além disso frequentou uma “Acção de Formação de Indoor Cycling”; “Actividade Física para idosos Mix” e “Alimentação para melhorar a composição corporal” na Manz Fitness. “Passos Certos para a Criação de uma Empresa para o sector de Animação Turística”; “Alongamento na Água X Lesões”, “Personal Aqua Trainer”; “Ginástica Pós-Parto” e “Hip Hop vs Ragga Jam”.
Marcou presença nos seminários sobre os temas: “Os Jogos Paralímpicos”, Ética e Olimpismo”, “Doping no Desporto”, “O atleta Olímpico”, “Os Jogos Paralímpicos”, “Simpósio sobre os jogos Olimpicos, Movimento e ética do desporto”, inseridos na disciplica de Ética e Olimpismo.
Tem desempenhado funções de prelectora e organizadora da Acção de Formação “Aprender a trabalhar com a Diabetes”, inserida no Estágio Profissional de Condição Física da ESDRM e desenvolveu um Estágio Profissional denominado Intervenção em aulas de grupo para idosos diabéticos e para idosos sem patologias associadas, inseridas no projecto “Saúde em Movimento”, no Centro de Saúde de São João em Lisboa. Também já levou a efeito aulas com crianças.

Horários:
3.ª feira
15h40 – Versa Training
16h40 – Pilates
17h40 – Versa Training
18h30 – Versa Training
19h20 – Versa Training
20h10 – Combat

5.ª feira
17h40 – Pilates
18h30 – Versa Training
19h20 – Versa Training
20h10 – Versa Training

6.ª feira
15h40 – Versa Training
17h40 – Hip Hop Ragga
18h30 – Versa Training
19h20 – Pilates
20h10 - Latina